Waymo, do Google, irá lançar caminhões autônomos (assim como o Uber já está fazendo)

Avatar

Por Elena Costa

13 de março de 2018 às 19:49 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Waymo, subsidiária da Alphabet, afirmou que está adaptando a tecnologia de carro autônomos para caminhões e que lançará um piloto em Atlanta. Anúncio da empresa veio após o Uber confirmar que está usando os seus caminhões autônomos em seu serviço Uber Freight no Arizona.

A empresa que já vem testando os carros autônomos a algum tempo, inclusive com planos para um serviço de compartilhamento de corridas para estes veículos,  teve no ano passado notícias que falavam da expansão da sua tecnologia de veículos autônomos para caminhões, mas pouco se sabia até então.

Agora, a Waymo confirmou que está para estrear um piloto para caminhões autônomos em Atlanta que será usado para carregar mercadorias destinadas aos data centers do Google. Apesar do programa se basear nas aprendizagens da Waymo na esfera do carro, colocar os caminhões na via pública vem com seus próprios desafios.

“O nosso software está aprendendo a dirigir grandes plataformas basicamente do mesmo jeito que um motorista teria depois de anos dirigindo carros”, a companhia afirmou em seu blog. “Os princípios são os mesmos, mas coisas como freio, pontos cegos e curvas ainda são diferentes com caminhão totalmente carregado”, completou a empresa.

O piloto acontecerá em conjunto do Google, braço logísticos da Alphabet , o que permitirá a Waymo testar a tecnologia em um ambiente real de trabalho. “ O piloto nós permitirá desenvolver ainda mais a tecnologia e a integrá-la às operações de carregadores e operadoras, com rede de fábricas, centro de distribuição, portos e terminais”, afirmou a Waymo.

A empresa planeja utilizar todos os dados adquiridos pelos carros autônomos, juntamente com o software e sensores, nos caminhões. Como os caminhões ainda não estão prontos para serem 100% autônomos, eles terão um motorista na cabine todo o tempo, assim como os carros.

Grandes empresas precisam de tecnologia e inovação para manter-se inovadoras e capazes de competir em um mundo cada vez mais complexo! A Waymo entendeu esta questão e está tentando inovar. A sua empresa pode inovar através de startups? Saiba mais no evento Corporate Startup Innovation que estamos promovendo em São Paulo para que empresas estabelecidas (pequenas, médias ou grandes) consigam melhorar seus processos de maneira rápida e barata com relacionamento com startups.

(Via Venture Beat)

Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]