Volkswagen e Google se associam para criar carro com computação quântica

Com a parceria as empresas desejam avançar nas pesquisas para desenvolvimento de materiais mais eficientes para os carros do futuro

Avatar

Por Elena Costa

9 de novembro de 2017 às 13:45 - Atualizado há 2 anos

O Google não investe só em carros autônomos com a Waymo. A gigante da comunicação agora é parceira da Volkswagen para desenvolver um carro com computação quântica. O objetivo das empresas é desenvolver conhecimento e pesquisas sobre a tecnologia. A aposta na computação quântica é que ela é capaz de resolver problemas complexos mais rápido que um supercomputador.

Equipes das companhias irão trabalhar juntas para desenvolver 3 áreas no computador quântico do Google. Otimizar o tráfego para explorar novas estruturas para adicionar novos materiais na máquina, principalmente baterias de alta performance para carros elétricos e AI. O diretor de informações da VW afirmou que “”A tecnologia de computação quântica abre novas dimensões e representa a via rápida para tópicos voltados para o futuro. Nós da Volkswagen queremos estar entre os primeiros a usar a computação quântica para processos corporativos. Graças à nossa cooperação com o Google, damos um passo importante nesse sentido”.

A parceria irá focar nas pesquisas para aplicação prática da tecnologia. Especialistas da Volks tanto em São Francisco como em Munique irão desenvolver algoritmos, simulações e otimizações junto com os profissionais e computador universal de quântico do Google e para prosseguir com o trabalhando.

Já o diretor de AI Quântica do Google, Hartmut Neven, afirmou que “a Volkswagen tem enorme experiência em resolver problemas importantes, problemas de engenharia do mundo real, e é uma honra para nós para colaborar sobre como computação quântica pode ser capaz de fazer a diferença na indústria automotiva”.

A ação da Tesla de tornar os carros elétricos populares, e os projetos do Uber e Waymo para veículos autônomos marcam grandes passos na conectividade de carros com a internet fazem parte da Nova Economia. Entenda mais sobre o tema com o nosso curso e compre os ingressos antes de fechar o carrinho, na sexta-feira.