Como funciona o WeChat Pay, a principal funcionalidade do superaplicativo chinês

App financeiro já bateu até os cartões de crédito atingindo mais de 90% dos consumidores chineses e ampliando os serviços oferecidos

Avatar

Por Elena Costa

3 de janeiro de 2018 às 17:41 - Atualizado há 2 anos

Sucesso entre o púbico chinês, ocupando cerca de 33% do mercado de pagamentos mobile, o WeChat Pay que pertence ao Tencent já possui quase 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, passando mais de 1 hora no app por dia.

Seu leque de atividades permite aos usuários realizar diversas ações sem sair do app. O destaque da empresa foi o Red Packets, um tradicional gesto chinês de presentar envelopes vermelhos recheados com dinheiro em ocasiões especiais e feriados. Fato que ocorre principalmente no ano novo lunar e apresentou um crescimento de US$ 16 milhões para US$ 14,2 bilhões em apenas 3 anos.

Os itens que fazem o WeChat Pay  se destacar no mercado são:

  • “Scan-and-pay”, ou seja, o uso de QR Codes para pagamentos offlines. Ação que já alcançou mais de 90% dos consumidores chineses em comparação com os cartões de crédito.
  • Digital Tip Jar que permite doações para profissionais da música, escritores, artistas e outros.
  • Go Dutch que permite dividir a conta e pagar no próprio app facilitando o atendimento em restaurantes e bares movimentados.
  • Third-Party Apps que é ligado à sua carteira permitindo aos usuários contratar qualquer serviçosem sair do app. A maior empresa de comércio eletrônico chinês, plataformas de treinamento já estão disponíveis, mas as marcas ocidentais como a Starbucks estão entrando na ação também.

No esquema abaixo você pode conferir estas e outras ações que o app oferece.

Os pagamentos digitais por seja por meio de app, QR Codes, criptomoedas e mais são tecnologias que estão transformando a nova economia. Mas o que vimos nesta matéria foi só a ponta do iceberg. A China é uma das regiões mais inovadoras do planeta – com um ecossistema riquíssimo de startups e empresas de tecnologia gigantescas, a Tencent é tão grande quanto o Facebook. Para conhecer mais, visite a China conosco na Missão China.

(Via Business Insider)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]