Tendências de SEO para deixar seu negócio redondinho para o Google

Avatar

Por Lucas Bicudo

10 de junho de 2016 às 12:52 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Todos que trabalham ou se interessam por SEO (Search Engine Optimization) já devem ter compreendido que essa disciplina, mais do que qualquer outra do marketing digital, vive em constante mudança. A intenção é entregar, além de uma lista de possíveis resultados, uma única e certeira resposta ao usuário – nessa tarefa, o Google é incansável.

No Brasil, o Google é utilizado por mais de 94% das pessoas que estão conectadas à internet. Por isso, estar bem posicionado na principal ferramenta de busca é essencial para os negócios.

Gustavo Bacchin, COO da agência Cadastra e especialista em SEO, lista oito insights e tendências sobre SEO que podem ajudar o seu negócio a ter mais visibilidade em ferramentas de busca.

As buscas são feitas majoritariamente via Mobile

A busca via dispositivo móvel já ultrapassou a feita no Desktop. Isso é gigante. É um caminho sem volta. Portanto, se sua empresa ainda não tem uma presença digital Mobile, está perdendo acessos e, consequentemente, negócios. Para começar o planejamento de SEO nesse formato, é preciso mapear o cenário de visibilidade atual. Para quem ainda não monitora o posicionamento/rankings das palavras-chave nos resultados orgânicos em dispositivos móveis, essa é uma boa hora.

Inteligência Artificial está reinventando o Google

O Google tem avançado muito nos campos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Natural Language. Hoje, essas tecnologias já são utilizadas na pesquisa, substituindo ou complementando gradativamente o uso de algoritmos. Isso permite ao Google aperfeiçoar a busca rapidamente, ganhar escala e, de certa maneira, evoluir em áreas que, sem o uso dessas tecnologias, ficariam estagnadas. Trazendo isso para o SEO, é possível observar uma abrangência cada vez maior de possibilidades para o uso da ferramenta. Considere que essas tecnologias aumentam a capacidade do Google para trazer resultados de buscas por palavras-chave que antes não seriam possíveis com a mesma qualidade.

HTTPS se tornará padrão por questões de segurança

Ao término de 2015 o Google voltou a reforçar que uma web segura precisa ser prioridade, e que, em virtude disso, websites utilizando o protocolo HTTPS continuariam tendo uma melhor visibilidade nos resultados. Se seu site ainda não migrou para HTTPS, é preciso colocar isso com prioridade na sua agenda.

Conteúdo é o centro da sua estratégia em SEO

Sempre questione o seguinte: o que é qualidade para você? Ou, mais importante ainda, o que é qualidade para o seu cliente? Essa sim é a questão que deve guiar o planejamento do seu conteúdo. Identificar e mapear o que seu cliente gosta, curte e compartilha, além de prestar um serviço ou informação.

Como marcas pequenas podem competir com as grandes marcas em SEO

Uma marca grande, com presença no mercado, é garantia de bons resultados em SEO? Definitivamente não. Mas se você está iniciando agora um negócio, lançando seu projeto e construindo sua imagem, é importante saber: as marcas e websites já estabelecidos têm algumas vantagens que você precisa considerar quando pensa em SEO. O primeiro ponto é que sites de grandes marcas, por uma questão de tempo e histórico, provavelmente já possuem uma boa reputação e autoridade – e, muito provavelmente, visibilidade nos resultados orgânicos. Lançando uma marca hoje, a melhor sugestão é escolher um nicho, um mercado ainda pouco explorado e se especializar, produzindo conteúdo de altíssima qualidade, focado nesse público.

SEO precisa estar integrado ao planejamento

Não subestime o trabalho de SEO achando que ele somente otimiza o seu website. SEO envolve diversas áreas e disciplinas e depende de Tecnologia e Conteúdo para acontecer e existir. E se não for pensado desde o início de forma integrada ao planejamento de comunicação da marca, muito provavelmente não vai gerar os resultados esperados. SEO pede tempo.

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]