Técnica mostra como criar uma senha segura e complexa que você vai se lembrar

Avatar

Por Lucas Bicudo

6 de Maio de 2016 às 14:03 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 16 a 19/Nov, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Você sabia que existe um jeito extremamente fácil de criar uma senha complexa sem que você acabe se esquecendo dela cinco minutos depois? A Técnica da Frase Completa funciona assim: pense em uma sentença do dia-a-dia que você irá lembrar, como “O #1 do time costuma ser o goleiro” ou “Eu comprei minha casa por $1”.

Pegue a frase de sua escolha e a transforme em senha apenas selecionando a primeira letra de cada palavra. Ficaria algo do tipo, então: no primeiro caso “O#1dtcsog” e no segundo “Ecmcp$1”.

“Isso garantirá à sua senha a caixa alta, caixa baixa, numeral e caracteres especiais”, diz Kurt Muhl, hacker do RedTeam Security, uma empresa da hacking ético de Saint Paul, Minnesota.

Pode parecer simples, mas ainda assim pessoas optam por senhas fracas, que hackers podem facilmente visualizar usando softwares como John the Ripper. Uma senha que tenha uma palavra achada no dicionário, com um número jogado no início ou no final, é uma senha que um software como esse pode decifrar em torno de uma hora. Senhas como “123456” ou “senha” podem ser descobertas em apenas segundos.

John trabalha com listas de dicionários – arquivos massivos de texto que são facilmente encontrados em fóruns do assunto – que contém palavras, frases, números e outras possibilidades de senhas. Basicamente o algoritmo fica tentando e tentando adivinhar sua senha – o quão mais fraca ela for, mais fácil será de mapear.

A técnica de Muhl previne o “ataque do dicionário”, uma vez que sua senha não é nenhuma palavra existente de fato. À medida que você possui mais caracteres, mais protegido você está, já que o número de combinações possíveis aumenta relativamente.

(via TechInsider)

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]