Tanto se fala em Tesla, você conhece o trabalho do Google em carros autônomos?
Por Lucas Bicudo
27 de julho de 2016 às 10:12 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Google tem trabalhado em seus carros autônomos desde 2009. Com mais de 1.7 milhão de milhas percorridas, esses veículos – com bons argumentos – estão na frente da corrida pela liderança desse mercado, que cada vez mais cresce com os esforços de companhias como Tesla, por exemplo.
O projeto de carros autônomos funciona sob a chancela do Google X, o laboratório de moonshots – as apostas radicais do Google, capazes de mudar o mundo – que faz parte da Alphabet. A primeira vez que ele foi rodado foi por Sebastian Thrun, que fundou o Google X, fazendo testes em um Toyota Prius com a tecnologia de piloto automático.
Após completar 300 mil milhas de teste, o Google deu o próximo passo e começou a testar seu sistema em SUVs Lexus nas estradas e ruas de cidades em 2012. Em 2014, foi lançado o primeiro protótipo de carros sem motoristas, apelidado de “Coala Car”. O modelo não tem volante ou pedais, já que é completamente autônomo.
Esses carros estão munidos de uma tecnologia chamada LiDAR, que permite que eles sejam capazes de enxergar as estradas através de lasers que mapeiam os arredores. Além desse sensor, existem outros que ajudam o carro a detectar pedestres, ciclistas e outros veículos.
Eles funcionam através de um software que prevê o movimento de objetos ao seu redor, como uma pessoa atravessando a rua. O carro automaticamente irá ajustar a velocidade e trajetória para navegar de maneira segura. O Google também está mapeando rotas de um jeito que esses carros possam entender padrões de trânsito e áreas de congestionamento em cidades.
Ao término do último mês de junho, a gigante da tecnologia já contava com uma respeitável frota de carros autônomos, com 34 Coalas e 24 Lexus nas ruas de Kirkland, Whasington; Mountian View, California; Phoenix, Arizona; e Austin, Texas.
Os carros autônomos do Google se envolveram em poucos acidentes, sendo apenas um deles talvez o responsável. A companhia está de olho nisso e constantemente investindo em melhorias para torna-los mais seguros – recentemente patenteou uma tecnologia que te prende no lugar em caso de acidentes.
Além de entraves tecnológicos, hoje o Google se depara em processos para regulamentar que esses carros possam andar livremente por todo o mundo.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários