Startup está preocupada com comunicação entre carros autônomos e pedestres
Por Lucas Bicudo
30 de agosto de 2016 às 14:35 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A startup Drive.ai quer resolver um problema que as montadoras de carros autônomos não estão discutindo muito atualmente: se não tem ninguém no banco da frente de um carro, como você se comunica com os pedestres nas ruas?
Você pode não perceber, mas nós dependemos de mais gestos com as mãos no trânsito do que você imagina. Claro, existem algumas regras que já estão mais “secas” na cabeça dos motoristas, como deixar a esquerda livre nas estradas. Mas mais vezes do que menos vezes, nós dependemos de gestos para se comunicar com outros motoristas e principalmente pedestres.
Você está chegando perto de uma faixa de pedestres e decide permitir que eles atravessem. O que é feito? Um gesto com a mão ou um aceno com a cabeça. Carros autônomos não possuem esse tipo de comunicação ainda.
A startup do Vale do Silício está preocupada com essa questão. A empresa criou uma modificação para o teto dos carros autônomos, que disponibilizarão de um painel de LED que se comunicará com os pedestres via imagens e textos.
“Essa é uma das primeiras vezes que pessoas irão interagir com robôs. Isso necessita uma comunicação perfeita”, diz a co-fundadora e presidente da startup Carol Reiley ao Business Insider.
Não é que nenhuma das grandes montadoras envolvidas no desenvolvimento de carros autônomos não estejam preocupadas com essa questão. O Google patenteou um sistema que irá dispor mensagens na faixa de pedestres. A BMW também está trabalhando em uma comunicação visual com as pessoas que estão na rua.
Mas a questão aqui é que a Drive.ai está operando de uma maneira mais agressiva que essas outras companhias. O objetivo é que o produto seja lançado, através de parcerias, antes de 2020, a data que todo mundo está prometendo carros completamente autônomos.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários