Startup está preocupada com comunicação entre carros autônomos e pedestres

Avatar

Por Lucas Bicudo

30 de agosto de 2016 às 14:35 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A startup Drive.ai quer resolver um problema que as montadoras de carros autônomos não estão discutindo muito atualmente: se não tem ninguém no banco da frente de um carro, como você se comunica com os pedestres nas ruas?

Você pode não perceber, mas nós dependemos de mais gestos com as mãos no trânsito do que você imagina. Claro, existem algumas regras que já estão mais “secas” na cabeça dos motoristas, como deixar a esquerda livre nas estradas. Mas mais vezes do que menos vezes, nós dependemos de gestos para se comunicar com outros motoristas e principalmente pedestres.

Você está chegando perto de uma faixa de pedestres e decide permitir que eles atravessem. O que é feito? Um gesto com a mão ou um aceno com a cabeça. Carros autônomos não possuem esse tipo de comunicação ainda.

A startup do Vale do Silício está preocupada com essa questão. A empresa criou uma modificação para o teto dos carros autônomos, que disponibilizarão de um painel de LED que se comunicará com os pedestres via imagens e textos.

“Essa é uma das primeiras vezes que pessoas irão interagir com robôs. Isso necessita uma comunicação perfeita”, diz a co-fundadora e presidente da startup Carol Reiley ao Business Insider.

Não é que nenhuma das grandes montadoras envolvidas no desenvolvimento de carros autônomos não estejam preocupadas com essa questão. O Google patenteou um sistema que irá dispor mensagens na faixa de pedestres. A BMW também está trabalhando em uma comunicação visual com as pessoas que estão na rua.

Mas a questão aqui é que a Drive.ai está operando de uma maneira mais agressiva que essas outras companhias. O objetivo é que o produto seja lançado, através de parcerias, antes de 2020, a data que todo mundo está prometendo carros completamente autônomos.

(via Business Insider)

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!