SpaceX planeja reutilizar plataforma de pouso das peças do foguete que retornam

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

20 de fevereiro de 2018 às 14:50 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A SpaceX possui como um de seus objetivos tornar voos de foguetes mais baratos, pois milhões são gastos a cada lançamento. Para alcançar o objetivo, a empresa está buscando reaproveitar peças de foguetes.

O foguete Falcon Heavy foi o último lançamento realizado pela empresa de Elon Musk, e dois propulsores laterais do foguete retornaram com sucesso à terra firme. A empresa também já lançou um foguete com cápsula reutilizada.

Agora, a empresa reutilizará mais um equipamento: o barco no qual as peças que retornam do foguete pousam. Chamado de “Mr. Steven”, o barco possui uma rede sustentada por garras, na qual as peças pousam.

Mr. Steven será o responsável por receber as peças do foguete Falcon 9, que será lançado amanhã, quarta-feira, levando satélites de internet banda larga para o espaço. Para que o próprio barco e rede sejam reaproveitados, é necessário que as peças do foguete retornem com sucesso – do contrário, toneladas de metais retornarão direto para o oceano, esmagando o barco durante o processo.

A recuperação das peças do Falcon 9 pode trazer uma redução de custos de até 10% do total gasto no lançamento, representando aproximadamente US$ 6 milhões. A quantia ainda é baixa comparada aos gastos totais do lançamento, mas continua uma economia significante para a empresa – e para todos os outros players do ecossistema.

A SpaceX, no qual Elon Musk é CEO, está revolucionando o setor espacial por já estar operando na reutilização de peças de foguetes. Para descobrir outras inovações como essa, conheça o que está sendo lançado no Vale do Silício, maior polo de inovações no mundo, participando da Silicon Valley Conference que acontece em São Paulo.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar os eventos da StartSe, entre em contato no patrocinio@startse.com.

(Via Teslarati)

[php snippet=5]