Snapchat lança plataforma de realidade aumentada

Usuários poderão criar os próprios filtros com personagens (e objetos) que interagirão no mundo real

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

18 de dezembro de 2017 às 10:03 - Atualizado há 2 anos

O filtro onde aparecia um cachorro-quente dançando foi apenas o começo da realidade virtual para o Snapchat. O aplicativo anunciou, no dia 14 deste mês, o lançamento de uma plataforma chamada “Lens Studio”, onde usuários do aplicativo poderão desenvolver seus próprios objetos 3D.

A realidade aumentada é a tecnologia utilizada no aplicativo Pokemón Go, por exemplo, e traz elementos digitais para cenários reais a partir de dispositivos com câmera. Essa tecnologia possui vários usos além do entretenimento e é um grande ativo da Nova Economia. Para saber como tecnologias como realidade aumentada impactarão nossas vidas, participe do evento 2018 – A Revolução da Nova Economia.

Os desenvolvedores que já fazem personagens em outras plataformas poderão importá-los para a plataforma. Quando prontos, os objetos poderão ser enviados para amigos usarem ou ativados por um QR Code. Os filtros de realidade aumentada ficarão disponíveis no aplicativo por 24 horas e se o usuário (ou marca) desejar que permaneça por mais tempo, deverá pagar por isso. “Há algo especial sobre voltar todos os dias e descobrir que há novas experiências”, disse o VP de engenharia do Snapchat.

Atualmente, os 178 milhões de usuários do Snapchat usam as lentes com realidade aumentada por aproximadamente 3 minutos, todos os dias. Com a novidade e a possibilidade de usar filtros feitos por si mesmo e amigos, o tempo deverá aumentar.

Para utilizar a plataforma, os usuários deverão baixá-la em computadores Mac ou Windows e visitar o site para ver exemplos e tutoriais. O aplicativo é simples e intuitivo seja para usuários novatos do Photoshop ou animadores de figuras em 3D.

O Lens Studio já traz alguns templates prontos de objetos estáticos, animados, que são interativos conforme o toque e movimentos do celular. Também é possível criar uma janela para “um outro mundo”.

A empresa pretende ainda oferecer os “Lens Studio Challenges”, no qual oferecerá desafios e recompensas para quem desenvolver filtros que se encaixem em temas específicos.

Há apenas uma regra: não poderão ser criados filtros de conteúdo violento, sexual, que contenha atividades ilegais, ameaças ou bullying. Em todos os filtros haverá uma opção para denúncia se forem ofensivos e uma equipe para avaliar as denúncias.

Veja o vídeo que o Snapchat lançou para apresentar o Lens Studio:

(Via Techcrunch)