Serra Leoa é o primeiro país a realizar eleições com blockchain

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

15 de março de 2018 às 11:21 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Serra Leoa foi o primeiro país a utilizar a blockchain para gerir e garantir o resultado das eleições. As votações para eleições presidenciais aconteceram no dia 7 de março e a tecnologia de contabilização de votos nos distritos ocidentais do país contou com esta novidade. O candidato mais votado do primeiro turno foi Samura Kamara (APC) e o resultado pode ser visto online aqui.

A blockchain utilizada foi da empresa suíça Agora. Na votação, os eleitores escolhiam seus candidatos e colocavam o papel em uma urna e a equipe da Agora recolhia as folhas e as contabilizavam de forma anônima, acessível e criptografada na blockchain. O time da empresa era vigiado de perto pelo CEO da empresa, Leonardo Gammar, e a identidade dos eleitores era checada pelo Comitê Eleitoral Nacional da Serra Leoa.

“Foi incrível ajudar os cidadãos de Serra Leoa exercitarem seus direitos democráticos e ajudar o país a manter uma democracia democrática. Eu realmente acredito que esta eleição é o começo de algo muito maior no movimento de eleições pela blockchain”, comentou o CEO da Agora ao CoinDesk. Leonardo Gammar ainda afirmou que a empresa está em processo de conversação com outros países da África e Europa para implantarem o modelo.

A realização das eleições através da blockchain é uma forma de combater a corrupção no sistema eleitoral, rompante no continente africano. Por ser uma plataforma acessível, criptografada e atualizada em tempo real, era possível acompanhar com exatidão o andamento da eleição presidencial enquanto ainda estava acontecendo – permitindo a apuração em segundos.

A blockchain surgiu como a plataforma de transações da criptomoeda Bitcoin, mas hoje possui um uso além do Bitcoin e qualquer outra criptomoeda. Por ser um livro aberto e oferecer segurança, além de realizar transações, a blockchain está sendo utilizada para contratos, previdência e financiamentos, por exemplo. Conheça o funcionamento e outros usos da blockchain no nosso e-book gratuito.

[php snippet=5]