Rússia lançará sua própria criptomoeda: a CriptoRuble

Diferente das convencionais, a moeda virtual da Rússia será controlada pelo governo

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

16 de outubro de 2017 às 10:58 - Atualizado há 2 anos

Criptoruble

A Rússia deve lançar sua criptomoeda em breve, segundo Nikolay Nikiforov, o ministro de comunicação do país. A moeda, ao contrário de outras moedas virtuais, será controlada e mantida pelo governo.

Alguns dos principais conceitos em torno das moedas virtuais são: não são regulamentadas por governos e podem ser mineradas. A CriptoRuble quebrará com esses dois paradigmas, quando for lançada. Com a CriptoRuble, o governo russo pretende estimular a economia virtual sem depender de moedas criptografadas estrangeiras – e com o plus do próprio governo regulamentar e observar o mercado.

A moeda provavelmente seguirá a blockchain, o que minimiza fraude e lavagem de dinheiro. Além disso, as CriptoRubles necessitarão de provas de sua origem (como documentação das transações de compra e venda) e serão cobradas 13% de taxa por moedas que não tiverem documentos. Quem não quiser ter as transações controladas, pagará mais pela privacidade. A taxa de 13% ainda cairá sob qualquer apreciação em valor da moeda.

Ainda não há mais informações sobre como as transações de CriptoRubles serão feitas, mas uma Exchange do próprio governo é o sistema mais provável.

A novidade chega junto ao anúncio do bloqueio de sites de exchanges feito pelo Sergei Shvetsov, primeiro-governador do Banco Central Russo. O conflito de interesses mostra que a Rússia não quer acabar com o mercado de criptomoedas, mas controlar suas transações.

Para discutir sobre bitcoins e outras moedas virtuais com os maiores especialistas do país, participe da Bitcoin Conference promovida pela StartSe. Confira.

(Via TechCrunch)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

[php snippet=5]