Robô maestro rege orquestra com Andrea Bocelli e Maria Luigia Borsi
Por Lucas Bicudo
13 de setembro de 2017 às 14:55 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Na última terça-feira, a Orquestra Filarmônica de Lucca apresentou-se frente a uma multidão no Teatro Verdi, em Pisa, na Itália. O renomado tenor Andrea Bocelli participou, assim como a soprano Maria Luigia Borsi. Por si só isso já era o suficiente para um grande espetáculo, mas tem um detalhe nessa história que nos interessou muito: o maestro era um robô.
Chamado YuMi, ele foi construído pela gigante suíça ABB, e já era famoso por sua capacidade de realizar tarefas que exigiam habilidades motoras específicas, como passar a linha em uma agulha, usando seus dois braços.
A apresentação nessa semana foi parte do primeiro Festival Internacional de Robótica. O robô possui pulsos, cotovelos e ombros, que lhe dão ampla liberdade de movimento – esse que é fluido, semelhante ao de um ser humano. Além disso, está equipado com 30 sensores que percebem o mundo em 3D. Ele pode ser treinado para tarefas como ordenar objetos ou colocar parafusos, por exemplo, sem qualquer conhecimento de codificação.
Não deixe de conferir: Temos o e-book “Como inovar em corporações com startups“, que pode ser baixado gratuitamente através do link e te ajudará a se situar sobre o que está rolando de mais quente no ecossistema.
Treinar o bot exigiu colaboração entre a ABB e o maestro Andrea Colombini. O YuMi usa um processo chamado de “lead through”, que aprende fisicamente ao invés de ser programado no software de back-end. O músico italiano usou seus próprios braços para guiar YuMi através de “La Donna è mobile” e várias outras músicas realizadas na terça-feira. O robô gravou e lembrou os movimentos de Colombini – os engenheiros da ABB então os ajustaram.
A ABB, juntamente com a alemã Kuka e as japonesas Fanuc e Yasukawa Electric, são os quatro maiores players do mercado de robótica mundial, uma indústria que deverá valer US$ 33,8 bilhões até 2025.
Ao contrário de uma pessoa, porém, o robô não responderá à forma como a orquestra tocará: a seção de percussão não receberá ondas enfáticas da batuta se atrasar e um violoncelista que perdeu uma nota não terá um olhar severo.
Confira um vídeo:
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários