Queda de energia elétrica na sua casa não será mais um problema

Avatar

Por Lucas Bicudo

9 de março de 2016 às 14:27 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Baterias que serão capazes de sustentar a energia de casas inteiras estão começando cada vez mais a ganhar o interesse do consumidor. Isso porque elas possuem a habilidade de armazenar energia solar e prover eletricidade como um gerador reserva, um custo-benefício gigantesco, tanto para o seu bolso, quanto para o meio ambiente.

A Tesla hoje encontra-se como líder do ramo, com seu sistema de baterias recarregáveis chamado Powerwall. Entretanto, o interesse realmente está começando a pipocar em outros lugares do mundo e dessa vez foi a vez de uma empresa chanada Orison de apresentar um grande projeto dentro da área.

A startup trabalha com as mesmas premissas do Powerwall, mas há algumas coisas que as diferenciam aí no meio do caminho. Ambas são carregadas através de energia solar e ambas são capazes de prover energia para sua casa durante uma queda elétrica, muito comum em casos de chuva forte.

A diferença crucial e primordial entre as duas, entretanto, é o fato de que a Orison será muito mais fácil de se instalar. A informação é do próprio co-fundador e CEO da Orison Eric Clifton, em matéria veiculada no Tech Insider. 

“Talvez a maior e mais fundamental diferença entre nós e a Powerwall seja o fato de que eles a construíram para ser um aparelho mecânico. Mesmo que eles tenham criado um design bonito, ainda é uma baita máquina monstruosa.”

A bateria da Orison pesa aproximadamente 18 kg e não requer nenhum tipo de instalação formal. Você simplesmente pluga a “lâmpada” em uma tomada, ou ergue o painel acoplado em uma parede e está pronto para uso. Todas as unidades se comunicam através da internet, portanto nenhum tipo de fio é necessário.

Os usuários também têm acesso à aplicativos que os permitem controlar como tudo funciona dentro da sua casa, desde o acesso a dados de consumo, economia de energia e faturamento mensal. Quando você estabelece um determinado preço que não poderá extrapolar, no seu consumo de energia elétrica do mês, e o sistema da Orison detecta que isso está em risco de acontecer, automaticamente ele remaneja a direção do seu uso de energia para o que realmente importa e você possa economizar o máximo possível.

Portanto, você pode comandar a bateria de uma maneira que seja especificamente possível mandar energia para o que você quiser. Por exemplo, a noite, você poderia escolher apenas prover energia elétrica para sua geladeira e a luz do seu quarto, enquanto ainda acordado.

Mas vale lembrar que, conceitualmente, embora concordamos que o sistema da Orison seja mais prático do que o do Powerwall, a startup vive sua infância ainda. A Tesla não só criou a tecnologia e rumou tudo que a Orison está fazendo hoje, como tem no mercado um arsenal de desenvolvedores que podem manter-se alinhados em excelência a todas as tendências do futuro.

Aqui o que vemos é uma boa notícia de pessoas que estão se movimentando para construir um futuro mais prático e sustentável.