Quarto dia do Learning Experience reúne grupo no Google Launchpad

Avatar

Por Paula Ponzi

30 de junho de 2017 às 13:02 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

As atividades do penúltimo dia de imersão da Learning Experience começaram com um café da manhã no escritório do Google Launchpad, em San Francisco. Lá ficam concentradas as startups selecionadas pela empresa para participar do programa de aceleração focado na capacitação de empreendedores. Todas as palestras do dia buscaram trazer dicas práticas de como estruturar um bom produto e, sobretudo, “vender” a ideia para investidores e consumidores.

Mentor do Google Launchpad, o israelense Hai Habot, ressaltou que, antes de dar qualquer passo, o empreendedor deve ter obrigatoriamente a resposta para três questões cruciais: qual é a solução que o produto propõe, qual é o público-alvo e o tamanho do mercado. Com isso em mente, é importante ter uma boa história para contar e saber usar os recursos de bigdata disponíveis para acessar o cliente.

Uma expressão muito usada no Vale é “go-to-market”. Essa parece ser uma das etapas mais importantes para que o produto/empresa tenha sucesso. O que se aprende na baia de San Francisco é que uma boa ideia não garante nada. O acesso a fontes de financiamento, tampouco, será um fator determinante, pois o que não falta são sessões onde olheiros, munidos do seu próprio capital ou representando fundos de venture capital, que estão dispostos a escutar os pitchs dos startuppers. É preciso ter uma estratégia bem definida para atrair o chamado smart-money, que injeta não apenas capital no business, mas sobretudo conhecimento e acesso ao mercado.

Nesse contexto, não é necessário esperar o produto estar pronto para “ir ao mercado”. Estratégias do tipo “guarde seu lugar” são muito úteis para conseguir os leads que revelarão o potencial de um produto.  Na internet, há público para tudo, então o que se torna relevante é saber como atingir e converter essa audiência.

Quer participar da próxima turma da Learning Experience em dezembro deste ano? Acesse o site do programa e saiba como se inscrever.