Parceria promoverá a inovação social com uso de tecnologia de ponta no Porto Maravilha

Avatar

Por Lucas Bicudo

28 de abril de 2016 às 12:29 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 16 a 19/Nov, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

A Cisco, líder mundial em tecnologia da informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do futuro, anuncia uma nova parceria com o Museu do Amanhã, uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro que explora a época de profundas transformações em que vivemos e os possíveis caminhos para o desenvolvimento dos próximos 50 anos.

A parceria pretende incentivar o cenário de inovação em IoT e o uso da tecnologia pela comunidade, através do fomento ao desenvolvimento de novas soluções em cima da plataforma que a Cisco está implementando no Porto Maravilha.

“Queremos estimular a inovação por meio do desenvolvimento de soluções digitais com base na IoT e que tenham um propósito social e digitalizar a colaboração entre o Museu e o mundo. A parceria permitirá que artistas digitais, desenvolvedores de aplicativos, engenheiros, estudantes, pesquisadores e outros profissionais experimentem soluções que transformam a vida dos cidadãos em ambientes urbanos”, afirma Nina Lualdi, diretora de Inovação da Cisco na América Latina.

Outro destaque é a criação da “Oficina Digital Criativa”. O espaço oferecerá cursos, roteiros e kits de desenvolvimento criativo em IoT (Internet das Coisas), além de painéis de visualização artística dos dados que estarão sendo trabalhados pelos participantes.

A Cisco também fornecerá o que há de mais moderno em tecnologia de colaboração, dotando o Laboratório de Atividades do Amanhã, o Observatório do Amanhã e o Auditório do Museu com as soluções de Telepresença e Webex. Esses recursos permitirão ao Museu conectar-se com o mundo utilizando ferramentas tecnológicas de última geração.

O Laboratório de Atividades do Amanhã é um espaço dedicado à inovação e à experimentação com dois focos principais de atuação: os efeitos e resultados das tecnologias exponenciais como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, genômica, impressão 3D, nano e biotecnologia; e o futuro de temas como trabalho, urbanização, fabricação e alimentação.

Já o Observatório do Amanhã funciona como um radar do Museu, que captura e transmite informações geradas a partir de diferentes centros de conhecimento nas áreas de ciência, cultura e tecnologia.

“Estamos muito felizes em ter a Cisco como parceira. Há muitas possibilidades que se abrem ao conectarmos um espaço como o Museu com uma empresa líder em TI, também referência em Internet das Coisas, soluções digitais e cidades inteligentes”, afirma dessa vez o outro lado da moeda com Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã.

Por meio de ações dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes. Com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, o objetivo da Cisco é tornar a região em um exemplo único de um bairro mais inteligente, permitindo que cidadãos e visitantes se conectem entre si e também se conectem com a cidade e com o Governo.