Os 3 fatores que transformaram Uber e Airbnb em gigantes

Da Redação

Por Da Redação

21 de junho de 2016 às 18:42 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Não é à toa que startups como Uber e Airbnb se tornaram monstros corporativos mais valiosos do que as empresas que enfrentam. E o sucesso dessas empresas chama a atenção: o grande investidor e economista Mohamed El-Erian, atualmente o conselheiro econômico-chefe da Allianz, descreveu os três fatores inovadores que fizeram essas startups tão grandes – um sucesso de vendas.

São eles:

1 – Usam ativos subutilizados

O primeiro passo das duas startups é entender que a maioria dos ativos são subutilizados. A maior parte do tempo do seu carro é gasta estacionada em uma garagem. O mesmo acontece com o espaço da sua casa e com boa parte das coisas da nossa sociedade: e todas podem se tornar boas formas de renda extra. Basta as startups quererem.

“Esse fenômeno só vai crescer. E vai mudar a oferta e demanda de muitas indústrias”, alerta El-Erian.

2 – Dão mais sensação de controle e variedade para a nova geração

Outro fator que ajudou bastante foi a habilidade de prover mais diversidade para uma geração mais acostumada com isso: a geração Y. O Airbnb é rei nisso: ele dá mais cor a um setor hoteleiro extremamente padronizado.

O Uber também tem um ar de novidade que atrai essa geração. Agora, as pessoas controlam melhor suas experiências que com táxis e hotéis.

3 – Mobilidade e avanços de tecnologia

Essas empresas geralmente envolvem aplicativos e uma nova forma de fazer as coisas antigas – e de maneira melhor, ainda por cima. O Uber ataca os táxis, o Airbnb hotelaria e tem outros diversos exemplos (como, por exemplo, delivery de comida) que só são disponíveis pela tecnologia.

E é só o começo, alerta El-Erian. “Machine learning e inteligência artificial vai permitir você fazer coisas que antes você pensava serem inimagináveis”, destaca o investidor egípcio.

(via Business Insider)

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]