Onde investir por 18 anos! O futuro e suas consequências em cada segmento.

Avatar

Por Felipe Wasserman

7 de fevereiro de 2018 às 15:40 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Eu fiz o seguinte post no Linkedin:

“Pergunta:

Caso você comprasse hoje uma ação ou item com alto potencial de valorização mas que só pudesse vender daqui 18 anos, o que compraria?

Obs: Eu vou ter uma filha em breve! E pretendo fazer este investimento para ela!

Obs2: O que você gostaria que seu pai tivesse comprado para você quando você nasceu?”

Eu sei que ninguém tem bola de cristal, mas acho interessante o exercício para tentarmos entender o futuro.

A primeira dúvida é se eu fosse pai a 18 anos atrás o que eu compraria? Face e Google nem tinham ação em bolsa neste período e a Apple estava longe de mostrar na época o potencial que tem hoje. Talvez teria comprado Disney e seria uma excelente escolha!

Recebi varias recomendações mas seguem as minhas duvidas sobre alguns setores:

Bancos:

Será que vamos usar os bancos como usamos hoje? Mais importante, sera que realmente vamos precisar de bancos? Eu até entendo a discussão sobre o banco central e os Cryptocoins, mas realmente precisamos de intermediário num mundo cada vez mais P2P?

Petróleo:

Sim, eu eu sei que Petroleo não é somente uma fonte de energia, mas será que as outras utilidades vão manter o preço tão alto como hoje e os enormes custos de produção? Só ter aparecido o Fraking já fez o preço desabar!

Crypto moedas:

Pode ter o potencial! Mas quem entrou na onda já se deu bem mal, eu até comprei quando estava U$5K e esqueci lá, mas já virou tão febre que hoje não sei se realmente vai valer a pena!

Mídia Tradicional (revista, TV, Jornal, etc)

Já considero até passado, mas ainda tem uma grande importância hoje. Acho que no futuro vai ser mais forte merchandising em filmes do que anuncios. Revista e jornal impresso simplesmente não devem mais existir.

Supermercados e varejo tradicional:

Com o aumento da tecnologia e a diminuição dos custos de frete, não vejo por que estas categorias existirem. Tem muita gente que ainda gosta de fazer compras ao vivo mas rotinas são feitas para serem mudadas.

Bancos de investimento:

Hoje muitas das decisões já são feitas por robôs, acho que sempre vai ter algumas pessoas e empresas com ideias diferentes, mas a grande maioria vai sumir, não botaria minha mão no fogo por nenhuma.

Esportes:

Com o aumento de tecnologia e inclusão de peças inorgânicas no corpo vai ser complicado dividir o que seria 100% humano, fora isso as competições online e de vídeo game vão crescer imensamente!

Agora os segmentos que acredito que vão crescer ou aparecer!

  • Holografias – A tecnologia já existe mas ainda não faz parte da nossa rotina.
  • Robos Sexuais – Acredito que tem o potencial de mudar a indústria do sexo.
  • Bio-Implantes – Acredito que em 20 anos vamos ter pelo menos 20% do nosso corpo aprimorado por implantes e chips.
  • Transporte coletivo autônomo – Não vejo muitos motivos para as pessoas terem carros proprios.
  • Trabalho a distância – Cada vez menos as pessoas vão precisar ir ao escritório o que tem o potencial de afetar a indústria de aluguel comercial!
  • Programação – Vai ser a linguagem mais falada no mundo e vai ser cada vez mais simplificada!
  • Transporte de cargas – Caminhão de grandes distancias deveria sumir devido ao custo e tempo para levar. A principal duvida seria trem e Navio, eu acho que uma tecnologia como o Hyperloop mas para carga tem potencial de afetar ambos, mas neste caso acho que vai demorar um pouco mais!

No meu tempo livre eu sou mentor e consultor e caso esteja procurando uma mentoria especifica para pessoas que desejam executar e não querem perder tempo clique no link e me procure!