O varejo está passando por uma profunda transformação: você está preparado?

Avatar

Por Lucas Bicudo

16 de novembro de 2017 às 09:31 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O varejo está se transformando. Isso é fato. Justamente por isso, a StartSe está promovendo o RetailTech Conference, para discutir como as startups estão transformando o setor no Brasil e no mundo. É um evento de troca, onde os palestrantes compartilham suas experiências e os participantes interagem o tempo todo.

Mas por que tudo isso? É só observar como estão gigantes como Sears e Macy’s. Elas estão completamente ameaçadas. Talvez a explicação para o fenômeno resida nos millennials, que propulsionam a sociedade para longe do materialismo desleixado de décadas passadas. Na verdade, esse público parece muito mais inclinado a investir em experiências. É a era do “experimentar”, não do “ter”.

Varejistas precisam estar cientes dessa tendência e preparados no caso de suas próprias contas não fecharem. Se você é um deles, sua estratégia pode incluir diminuir de tamanho ou pivotar para um novo modelo online ou on-demand. Com alguma reestruturação, você poderá salvar seu negócio, mesmo que o novo modelo não seja o de loja de shopping – onde muitos começam idealizando.

Está na hora de mostrar para as maiores empresas do varejo brasileiro o que a sua empresa pode fazer para inovar este mercado! Seja um expositor ou patrocinador do Retail Tech Conference, nosso evento imperdível sobre tecnologias no mundo do varejo. Mande um e-mail negocios@startse.com! 

A cadeia de supermercados Publix tem sido uma marca centrada no cliente e que permanece fiel ao topo das tendências. Enquanto a maioria dos supermercados vende ingredientes de prateleira, a Publix fornece uma grande variedade de refeições pré-fabricadas e feitas sob medida. A linha Greenwise da empresa oferece uma enorme variedade de produtos orgânicos e seu serviço ao cliente é notável. Recentemente, a Publix fez parceria com a Instacart para oferecer entrega no local de compras dentro de uma hora.

Reorganizar uma empresa não é algo fácil e nem deve ser, especialmente se você já estiver à beira do desastre. Mas a falência pode ser uma ferramenta poderosa quando usada como parte de uma estratégia projetada para resgatar, reinventar ou dissolver um negócio falido. É uma conversa desconfortável para ter, mas um advogado experiente pode orientá-lo através de todas as opções disponíveis.

O que queremos dizer com isso?

Com suas finanças resolvidas e seus ativos protegidos, você pode implementar um plano estratégico para se reinventar. Neste ponto, você pode considerar reduzir as despesas, sair do físico e se tornar online, ou expandir os serviços para melhor atender às necessidades de seus clientes.

Mais ainda, você pode pensar fora da caixa e se tornar o primeiro varejista em seu nicho a oferecer, por exemplo, medicamentos on-demand e suprimentos de conforto para os doentes e idosos. Não seria maravilhoso ser um cliente que pode abrir um aplicativo e pedir uma sopa quente ou uma compressa fria? Procure uma solução inovadora que é exatamente o que os clientes de hoje estão procurando. Identifique uma dor antes mesmo da pessoa saber que tem ela.

Essas não são transformações apenas do varejo. São transformações da indústria, da Nova Economia. “O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender”, já dizia Alvin Toffler.

(via Entrepreneur)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]