O Galaxy S7 é muito bom… mas o iPhone ainda é melhor

Enquanto a Samsung não tiver um sistema operacional do mesmo nível que o iOS, Apple vencerá essa briga

Avatar

Por Lucas Bicudo

8 de março de 2016 às 17:21 - Atualizado há 4 anos

A”Guerra dos smartphones” parece ter sofrido um golpe fatal: em mais uma matéria veiculada pelo site Tech Insider, o editor Steve Kovach fez uma bela análise que defende o iPhone em um patamar acima do que o novo Samsung Galaxy S7.

Vale dizer que essa afirmação não desmerece de maneira alguma o Galaxy S7 – a crítica é unânime: o modelo é um sucesso e um smartphone incrível. Ele tem um design super bonito, é a prova d’água e tem a melhor câmera que a Samsung já colocou em um celular. Mas também precisa ser dito que falta uma coisa para o S7 ser melhor que o iPhone: ter o iOS – e essa vai ficar devendo para sempre.

O sistema operacional da Apple é o ás na manga da companhia contra a competição e talvez trata-se do principal motivo porque o iPhone continua um sucesso massivo – mesmo que já seja possível fazer um celular tão bom quanto no quesito hardware.

O iOS possui os melhores aplicativos, os updates de software mais consistentes do mercado e uma equipe de desenvolvedores que trabalha dia após noite para destravar o maior do potencial que seu iPhone pode atingir.

Você não pode dizer isso sobre qualquer um Android, tampouco sobre qualquer Samsung, que possui um histórico de updates demorados, uso desnecessário de memória em features da própria marca… Bem, a Samsung permitiu apenas esse mês que seus aparelhos usassem a última versão do Android, mesmo que o Google já tenha a lançado há vários meses.

Isso nunca acontece com o iOS. A Apple faz um trabalho com maestria em manter todos os seus usuários atualizados com seus softwares e features. Um exemplo disso é o iPad 2, que possui já 5 anos de vida e ainda é compatível com o iOS 9, a última versão do mercado. Você não achará nenhum Samsung dessa idade que suporta as especificações de um Android de hoje.

Em questões de aplicativos, os desenvolvedores ainda tendem a fazer os melhores aplicativos e updates de software mais significantes para iOS antes do que para Android. Não é a coisa mais estranha de se ver, quando usuários de Android tenham que esperar alguns meses para terem alguns features que os usuários de iPhone já desfrutam há algum tempo.

E mais importante do que tudo isso, temos o fator segurança. Os usuários do Android aprenderam uma dura lição no último verão, quando o bug “Stagefright” afetou quase que todos que tinham um aparelho com o sistema operacional no planeta.

Para finalizar, vale lembrar que o Galaxy S7 é um smartphone incrível, beirando ser o melhor resultado que a Samsung produziu até hoje. Mas até que o Android se torne um sistema operacional alinhado em qualidade e funcionalidade com o iOS, a vitória será sempre da Apple e do iPhone.