O futuro já começou (e a festa pode ser sua)

Por Da Redação
7 de dezembro de 2017 às 11:44 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Todos os anos a Globo grava uma vinheta de fim de ano, colocando todos seus artistas de branco cantando uma música que diz que “o futuro já começou” e que a “festa é sua, é de quem quiser”. Embora cada vez menos as pessoas assistam a Globo (iria culpar o Netflix, mas a verdade é que o declínio é forte desde o lançamento do cabo), essa vinheta é forte no imaginário do brasileiro comum.
O interessante é que, de fato, o futuro já começou. Vivemos em uma era de grandes transformações exponenciais que devem mudar totalmente a forma que lidamos com a economia nos próximos anos. 65% das crianças que hoje estudam vão trabalhar em funções e profissões que não existem hoje e mais de 800 milhões de trabalhadores vão perder seus empregos graças à automação (mas veja bem, boa parte deles continuará no mercado de trabalho realizando novas funções).
Criptomoedas começam a surgir aos montes, tirando do Estado a sua capacidade de desenvolver políticas monetárias e cobrar impostos. Até a instituição mais tradicional brasileira está ameaçada por conta do Blockchain (spoiler: é a corrupção). Nem tudo é bacana, já que impressoras 3D vão permitir que criminosos baixem e imprimam armas na internet (proibir o porte de armas vai ser inútil). O fato é que muita coisa vai mudar nos próximos anos por causa da tecnologia.
E é hora de repensar em um punhado de coisas, que variam desde a educação que você dá aos seus filhos (prepara-los para um mundo significativamente diferente) até nas funções que o governo deverá desempenhar nos próximos anos. Parece cedo para discutir isso, mas não é: pessoas e empresas já estão se preparando para os diversos cenários que estão surgindo. Falta você.
O bonde da Nova Tecnologia está passando e é hora de pegá-lo. Grandes empresas estão desenhando programas de inovação para melhor captar as sinergias com o riquíssimo mundo de startups que surgiu e está cada vez mais forte. Essas mesmas startups deverão matar dezenas das grandes empresas (principalmente as que não se prepararem).
Aliás, a maior empresa do MUNDO daqui 20 anos ainda nem nasceu. E as gigantes de tecnologia de hoje em dia, como Google, Apple, Facebook e Amazon? Tem gente que diz que um dia elas também vão acabar, cedo ou tarde. No mínimo vão deixar de ser as grandes da economia.
O centro da economia mundial também deverá mudar para uma ordem um pouco mais bipolar, com o crescimento da China em ordem global. As gigantes de tecnologia por lá, Tencent e Alibaba, já valem tanto quanto as ocidentais. A economia já é tão grande quanto a americana (avaliando o poder de compra) e fazer negócios e mirar o mercado chinês já são questões urgentes para empreendedores brasileiros.
Tudo isso será abordado em um evento sensacional que vamos promover em janeiro em São Paulo, chamado de 2018: A Revolução da Nova Economia. Lá vamos mostrar como o mundo está caminhando para um futuro onde a tecnologia é mais relevante ainda, direto de quem está construindo essa Nova Economia no dia-a-dia. Não perca.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários