O futuro já começou (e a festa pode ser sua)

Da Redação

Por Da Redação

7 de dezembro de 2017 às 11:44 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Todos os anos a Globo grava uma vinheta de fim de ano, colocando todos seus artistas de branco cantando uma música que diz que “o futuro já começou” e que a “festa é sua, é de quem quiser”. Embora cada vez menos as pessoas assistam a Globo (iria culpar o Netflix, mas a verdade é que o declínio é forte desde o lançamento do cabo), essa vinheta é forte no imaginário do brasileiro comum.

O interessante é que, de fato, o futuro já começou. Vivemos em uma era de grandes transformações exponenciais que devem mudar totalmente a forma que lidamos com a economia nos próximos anos. 65% das crianças que hoje estudam vão trabalhar em funções e profissões que não existem hoje e mais de 800 milhões de trabalhadores vão perder seus empregos graças à automação (mas veja bem, boa parte deles continuará no mercado de trabalho realizando novas funções).

Criptomoedas começam a surgir aos montes, tirando do Estado a sua capacidade de desenvolver políticas monetárias e cobrar impostos. Até a instituição mais tradicional brasileira está ameaçada por conta do Blockchain (spoiler: é a corrupção). Nem tudo é bacana, já que impressoras 3D vão permitir que criminosos baixem e imprimam armas na internet (proibir o porte de armas vai ser inútil). O fato é que muita coisa vai mudar nos próximos anos por causa da tecnologia.

E é hora de repensar em um punhado de coisas, que variam desde a educação que você dá aos seus filhos (prepara-los para um mundo significativamente diferente) até nas funções que o governo deverá desempenhar nos próximos anos. Parece cedo para discutir isso, mas não é: pessoas e empresas já estão se preparando para os diversos cenários que estão surgindo. Falta você.

O bonde da Nova Tecnologia está passando e é hora de pegá-lo. Grandes empresas estão desenhando programas de inovação para melhor captar as sinergias com o riquíssimo mundo de startups que surgiu e está cada vez mais forte. Essas mesmas startups deverão matar dezenas das grandes empresas (principalmente as que não se prepararem).

Aliás, a maior empresa do MUNDO daqui 20 anos ainda nem nasceu. E as gigantes de tecnologia de hoje em dia, como Google, Apple, Facebook e Amazon? Tem gente que diz que um dia elas também vão acabar, cedo ou tarde. No mínimo vão deixar de ser as grandes da economia.

O centro da economia mundial também deverá mudar para uma ordem um pouco mais bipolar, com o crescimento da China em ordem global. As gigantes de tecnologia por lá, Tencent e Alibaba, já valem tanto quanto as ocidentais. A economia já é tão grande quanto a americana (avaliando o poder de compra) e fazer negócios e mirar o mercado chinês já são questões urgentes para empreendedores brasileiros.

Tudo isso será abordado em um evento sensacional que vamos promover em janeiro em São Paulo, chamado de 2018: A Revolução da Nova Economia. Lá vamos mostrar como o mundo está caminhando para um futuro onde a tecnologia é mais relevante ainda, direto de quem está construindo essa Nova Economia no dia-a-dia. Não perca.