O futuro é agora: você está preparado para ele?

Avatar

Por Lucas Bicudo

6 de setembro de 2016 às 17:08 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Você acorda de manhã, dá aquela espreguiçada, sai da cama e ela se arruma sozinha. Conforme você entra no banheiro, o chuveiro já começa a funcionar na sua temperatura ideal e aquece o ambiente, enquanto você acorda com mais calma. No momento em que você estiver se trocando, pense que lá embaixo, na cozinha, a cafeteira já está preparando o seu cafezinho favorito.

O ano é 2030 e você de repente está cercado dessas maravilhas modernas. Elas não estão na sua casa por acidente. Você lá atrás, em 2016, viu que essa era uma nova tendência e logo se prontificou para não ficar para trás. Você viu o crescimento dos robôs. A Tesla e seus carros autônomos, o Google e sua força na inteligência artificial, a Amazon com a Alexa. O futuro é dos robôs.

Por décadas trabalhadores têm reclamado sobre a automação de certas funções no mercado de trabalho. O McDonald’s, em alguns lugares do mundo, já substituiu atendentes por caixas eletrônicos, por exemplo. Em 2020, os corretores de imóveis estarão trabalhando por um salário mínimo, devido a aplicativos com códigos especiais que monitoram casas.

Você viu uma série de trabalhos serem extintos, mas foi perspicaz o suficiente para acompanhar a tendência e não dormir no ponto. Você começou a procurar investimentos à prova da robotização, como criar softwares. Eventualmente, você começou a ter seus próprios robôs.

Ninguém aqui é dono da verdade, mas a história acima, mesmo hipotética, parece fazer muito sentido. Quando gigantes como Google, Amazon e Tesla estão criando robôs bem na nossa cara, você não acha que é a hora de leva-los a sério?

Existe aquele velho ditado: “se você não pode derrota-los, junte-se a eles”. E sinceramente essa onda de robótica está realmente apenas começando. Não estamos mais falando de ficção científica. Já é seguro falar que o futuro é agora.

É a hora de extrair o máximo do que você já tem enquanto você ainda tem. Em um futuro utópico, é claro que os robôs serão acessíveis para todos, mas todos sabemos que as coisas não funcionam muito bem assim. Sempre são poucos ditando como bilhões estão vivendo. Portanto você tem que se prontificar para não ficar para trás.

Essa é apenas uma tentativa de plantar na sua cabeça a semana de que o futuro chegou e ninguém quer ficar preso no passado.

(via Entrepreneur)

[php snippet=5]