O Android Marshmallow chegou: veja as novidades

Avatar

Por Paula Zogbi

6 de outubro de 2015 às 15:42 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Liberada nos smartphones Nexus 5, 6, 7 e 9 nesta segunda-feira (5), a nova versão do sistema operacional móvel do Google chegará aos outros aparelhos em alguns meses.

Um dos recursos em destaque da edição é o chamado Now on Tap, que de acordo com o site Mashable relaciona o aplicativo de produtividade Google Now a todos os outros programas instalados no aparelho, permitindo que se chegue nas funções do app com apenas um toque sempre.

Funciona assim: ao navegar por qualquer app, o usuário pode receber sugestões do Google a respeito do assunto contemplado por ele: basta segurar o botão home. Ao ouvir uma música, por exemplo, o Now pode mostrar informações sobre o artista; ao ler uma notícia ou assistir a um vídeo, recomendar conteúdos relacionados ou produtos em sites de e-commerce, entre outras ações.

O Android também promete melhorias em uma questão essencial ao usuário: a durabilidade da bateria. A atualização vem com o Doze, uma ferramenta que promete reduzir o consumo de energia do aparelho quando o usuário não precisar tanto dele e fazer com que a bateria dure até 30% mais.

A diferença desse recurso para a otimização de bateria que já existia nos aparelhos é a capacidade de entender o momento certo de se auto-ativar: o Doze calcula o tempo de inatividade do gadget e o quanto ficou longe da tomada, e com base nisso desliga os apps que consomem bateria.

Essa atualização também chega com suporte ao USB Type-C, que permite um carregamento mais que três vezes mais rápido na compra do cabo, vendido separadamente.

Quanto à privacidade, o novo Android dá mais liberdade ao usuário para permitir ou proibir o acesso de microfone, câmera e GPS aos demais aplicativos. Antes, muitos apps usavam essas ferramentas automaticamente mesmo sem necessidade. Agora, o celular pode pedir permissão todas as vezes que você abrir ou usar ferramentas específicas dentro dos apps.

A interface, claro, trouxe diversas novidades também: animações novas em recursos e interfaces otimizadas fazem parte das novidades no design.

Se você tem um dos aparelhos Nexus contemplados e a notificação da atualização não veio, você pode instalar manualmente, no caminho Configurar – Sobre – Atualizações do Sistema.