Novo recurso do iPhone e iPad faz usuários gastarem muito dinheiro sem perceber
Por Júlia Miozzo
26 de outubro de 2015 às 10:59 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O iOS 9 vem com uma função que deveria facilitar a navegação na internet nos dispositivos Apple: o Assistente Wi-Fi procura as redes Wi-Fi com melhor sinal no iPhone ou iPad e, se não encontrar nenhuma rede boa o suficiente, ativa os dados do celular – fazendo com o que o usuário gaste mais seus dados sem perceber.
Por conta disso, a Apple foi processada em cerca de US$ 5 milhões, segundo o Business Insider. A nova versão do iOS já traz a função ativada no dispositivo e não é tão fácil ver quando ela está ativada, a não ser que o usuário observe o ícone Wi-Fi constantemente. Com isso, os usuários relataram que têm recebido contas de celular mais caras por terem usado seus dados de internet, quando acreditavam estar usando sua rede Wi-Fi.
O casal responsável pelo processo afirma que a empresa deveria reembolsar os consumidores afetados – e alegam que, como a função veio ativada em todos os dispositivos com o iOS 9 já instalado, o dano total é de mais de US$ 5 milhões.
Após as primeiras reclamações, a Apple publicou em seu site que o recurso pode fazer com que os usuários usem mais dados de celular quando está ativado, mas que “essa deve ser uma pequena porcentagem maior que o uso anterior”.
O processo, que alega declarações negligentes feitas pela empresa, afirma que o aviso no site da empresa não é suficiente e que “consumidores medianos e razoáveis usam seu iPhone para streaming de música, vídeo e para rodar vários aplicativos – e todos podem consumir dados significativos”.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários