Novo jogo de Pokémon é a demonstração perfeita de uma tecnologia inovadora

Da Redação

Por Da Redação

6 de julho de 2016 às 17:55 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Posso parecer mais velho, mas tenho 26 anos de idade. Isso quer dizer que o auge da febre do Pokémon, eu tinha uns 10 anos de idade. E estava imerso até o pescoço na febre, jogando todos os jogos e, pasmem, até mesmo participando de um ou dois campeonatos de batalha Pokémon (sim, isso existiu). Eu até assinava uma revista de Pokémon no Brasil e a primeira vez que eu cogitei fazer jornalismo foi por conta dela.

A febre passou, eu cresci, comecei a trabalhar (até a empreender), mas nunca deixei de “exercer meu lado nerd-lúdico” com esse jogo altamente complexo. Por conta dessa minha predisposição, me interessei bastante quando a Nintendo (produtora do jogo e maior empresa de videogames até que se prove o contrário) anunciou um novo jogo de Pokémon para smartphones, Pokémon GO.

Só que, para minha surpresa, esse novo jogo é uma demonstração perfeita de uma das tecnologias mais inovadoras que VOCÊ vai estar usando daqui alguns anos. Não importa se você gosta ou não de Pokémon (você admita isso ou não), a realidade aumentada é uma realidade que deverá ser importante em poucos anos, principalmente conforme passamos a USAR os computadores ao invés de guardá-los no bolso.

No momento, o smartphone é como se fosse um relógio de bolso. Você o usa quando o quer, mas ele está habitualmente guardado no seu bolso. Mas o seu avô passou a checar as horas muito mais quando Santos Dummond (sim, foi ele) tirou o relógio do seu pulso e colocou na sua mão, certo? Pois, é, isso também vai acontecer quando você estiver usando o computador na sua cara ao invés do teu bolso.

Próximas tecnologias, como o HoloLens da Microsoft, pretendem colocar as informações e imagens na tua cara. Imagine assistir futebol com todas as informações disponíveis, a trajetória da bola, quem tem cartão amarelo, quem está livre para receber a bolsa…

Ou imagine participar de uma discussão onde você pode olhar todas as informações disponíveis para seu argumento direto. Receber vídeos, mensagens, ver receitas conforme você vai cozinhando, o caminho enquanto dirige (bem-vindo ao Gran Turismo ou GTA)… enfim. A criatividade é o limite quando se trata de realidade aumentada, literalmente.

https://www.youtube.com/watch?v=Qm2gnnyyvEg

E aí entra o Pokémon GO.

O jogo foi lançado em alguns países hoje, mas uma versão para Android caiu na net e foi baixada ilegalmente por usuários do mundo todo, que usavam o modo desenvolvedor para instalar o aparelho no celular (nunca se teve tanto desenvolvedor quanto hoje no Brasil).

Foi quando eu vi o negócio funcionando na minha frente (cortesia de um colega de coworking que não quis se identificar) e vi “a magia” da realidade aumentada na minha frente. Interagir com um Pokémon que estava logo na minha frente, pronto para ser capturado.

A ideia é simples: andar por aí, encontrar Pokémons raros e capturar todos eles usando o aplicativo, conforme você interage com o mundo ao seu redor. É a primeira aplicação realmente interessante de realidade aumentada que eu vi e gostei. E vou usar quando sair oficialmente (a versão que caiu está cheia de bugs e conseguiu causar problemas hoje).

Se uma tecnologia pode ser usada para fazer as pessoas caçarem Pokémons por aí, ela também pode ser usada para ensinar as pessoas a chegarem onde elas quiserem, achar o que procuram e ter um espaço de escritório melhor. Basta aguardar.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]