Netflix poderá trazer o fim da TV paga: as pessoas já estão cancelando

Por Tainá Freitas
6 de dezembro de 2017 às 16:02 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Em 1997, exatamente 20 anos atrás, Reed Hastings e Marc Randolph fundavam a Netflix. Originalmente, a empresa era um serviço online de locação de filmes. Foi 10 anos depois, em 2007, que Netflix trouxe o serviço de transmissão online – ou seja, por streaming.
Quando a empresa ainda estava no começo, o Walmart lançou um serviço de aluguel digital de DVD, em 2002. Em 2006, a Apple e Amazon lançaram download de filmes. Essas três empresas são gigantes e poderiam ter decretado o fim da Netflix, mas um ano depois a empresa lançou o streaming e hoje popularizou o tipo de serviço em todo o mundo.
O serviço de streaming de filmes e séries por assinatura se tornou tão importante que passou a substituir a TV por assinatura, um modelo antes consagrado no Brasil. Segundo dados da Anatel, no período de um ano entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, a TV por assinatura perdeu 364.400 assinantes.
A IDEIA Big Data realizou uma pesquisa, divulgada pela Exame, sobre o consumo de TV por assinatura e de streaming no Brasil. Dos entrevistados que não possuem TV por assinatura (24%), 34% afirmou que cancelou o serviço após assinar a Netflix. E outros 10% ainda pretendem fazer isso nos próximos meses.
Maurício Moura, CEO da IDEIA Big Data, previu à Exame: “O conceito on demand é o futuro e esses números (das pessoas que abandonaram a TV paga) não irão retrair, só aumentar”. Para ele, a porcentagem de 34% de pessoas que cancelaram o serviço após assinar a Netflix deve chegar em 50% em um ano. “E isso não é só sobre a Netflix, mas sobre o conceito de serviço que a empresa representa”, afirmou.
De fato, a Netflix trouxe novos hábitos para todo o mundo. Antigamente, séries e filmes, quando não vistos no cinema ou televisão, eram alugados em locadoras. Hoje, as locadoras não existem mais – nem mesmo a Blockbuster. Era costume, também, comprar filmes na internet (ou baixar, no método ilegal), mas hoje não é mais cômodo.
A Netflix trouxe o streaming como sinônimo de comodidade, pois os usuários possuem um catálogo na palma da mão, na hora que precisarem. Antigamente, era necessário fazer viagens para a locadora para escolher os filmes, ou ceder espaço de armazenamento em computadores para armazenar as obras.
Atualmente, segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados ainda assina a TV paga. Desse número, 59% pretende continuar pagando a TV por assinatura, associando-a a serviços de streaming. Isso significa que os novos hábitos estão sendo abraçados mesmo por quem ainda possui a TV por assinatura, como um plus.
E as mudanças estão imersas nas rotinas dos usuários – 40% dos entrevistados acessam serviços de streaming todos os dias, 78% assiste aos conteúdos a noite. Ou seja, os serviços de streaming passaram a ser protagonistas das horas de entretenimento de milhões de pessoas.
Para a TV paga, não tem como competir com a comodidade de assistir o que quiser, quando quiser, com internet ou não. Com a Netflix presente em dispositivos mobile, os consumidores possuem uma imensidade de filmes, séries e documentários a alguns cliques de distância, sempre. São atitudes e ideias revolucionadoras como essa, que mudam o mundo como conhecemos, que fazem parte da nova economia. Para descobrir um pouco mais como novas tecnologias afetarão a nossa vida a curto e longo prazo, participe do evento 2018 – A Revolução da Nova Economia.
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários