Nem todo iPhone 6S é igual: a bateria de alguns dura quase 2 horas a mais
Por Paula Zogbi
9 de outubro de 2015 às 18:50 - Atualizado há 7 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
SÃO PAULO – Depois da interferência de sinal causada pelas mãos dos usuários em 2010 e dos iPhones “curvados” em 2014, a nova polêmica que assola a Apple envolve os chips A9, dos modelos iPhone 6S e 6S Plus: existem duas versões diferentes deles, e aparentemente isso interfere no funcionamento dos aparelhos.
O barulho começou na internet nesta quinta-feira, segundo o site Cult of Mac, e deixou muita gente confusa sobre o que de fato muda entre os modelos distribuídos. A maior diferença percebida pelos usuários até agora foi entre a duração das baterias.
O que aconteceu foi o seguinte: a Apple contratou duas empresas diferentes para fabricar os processadores A9 – a Samsung e a TSMC. Esses processadores foram distribuídos aleatoriamente entre os novos smartphones, o que significa que não há como saber qual vem dentro de cada aparelho antes de comprá-lo.
A partir destas informações, os usuários passaram a realizar testes para descobrir se de fato há diferenças entre os desempenhos dos dois chips. E descobriram.
De acordo com os consumidores, o comportamento do chip fabricado pela Samsung mostrou-se um pouco mais rápido do que o da TSMC, mas em compensação apresentou um consumo maior de bateria. Algumas pessoas afirmam inclusive que os aparelhos com o chip da sul-coreana esquentam muito mais rápido e outras disseram ainda que o desempenho geral deles é pior.
Em uma nota, a Apple afirmou que o padrão de qualidade de ambos os processadores é o mesmo: “nossos testes e dados de consumo mostram que a real duração da bateria do iPhone 6S e do iPhone 6S Plus, mesmo levando em conta as diferenças entre componentes, varia apenas entre 2% e 3% de um aparelho para outro”.
Como os testes foram feitos por usuários e as pesquisas não possuem métodos científicos, é difícil realizar um diagnóstico final por enquanto, além do óbvio: a Apple fez uma bagunça e tanto.
Mas como saber qual o chip do seu celular?
Se você possui um iPhone 6S, já foram criados aplicativos para informar o chip do seu aparelho: um deles é o Lirum Device Info Lite, que foi removido por um tempo da App Store, mas já pode ser encontrado novamente. Outras opções são o iMazing, usado através do seu computador, e o Battery Memory System Status Monitor, que apresenta a informação no caminho System > Model.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários