Model 3 da Tesla pode ser tão impactante quanto o iPhone, segundo analista

Avatar

Por Lucas Bicudo

7 de julho de 2017 às 17:10 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Gene Munster, analista da Apple de longa data, disse que o lançamento do Model 3 da Tesla será tão grande quanto a introdução do iPhone. O argumento é que a montadora elétrica lembra a companhia de Steve Jobs em seus dias de ouro.

“Nos próximos 10 anos, o valor do Model 3, em combinação com sua tecnologia, tem o potencial de mudar o mundo e acelerar a adoção de veículos elétricos e autônomos”, escreveu Munster. “Nós acreditamos que eventualmente vamos olhar para o lançamento do Model 3 e compará-lo com o lançamento do iPhone, o que provou ser o catalisador da mudança para a computação móvel”.

O Model 3 é o primeiro veículo de mercado de massa da Tesla, avaliado em US$ 35 mil antes dos incentivos fiscais federais e estaduais. A companhia diz que irá entregar 30 sedãs agora no final de julho e irá aumentar a produção para 20 mil carros por mês até dezembro.

O baixo custo do modelo pode ser a entrada da Tesla para um mercado que nunca antes havia explorado. E um mercado ainda muito maior.

Munster foi um analista sênior da Piper Jaffray por 21 anos. Em dezembro, saiu para lançar o Loup Ventures, um fundo de capital de risco focado em realidade aumentada, inteligência artificial e robótica.

Não deixe de conferir: Montamos o e-book: “Conheça o Vale do Silício“, para te ajudar a entender como as coisas funcionam em um dos maiores centros de inovação do mundo.

A análise de custos do Model 3 feita pela Loup Ventures conclui que o veículo é mais acessível do que o Toyota Camry, o quarto veículo mais popular dos EUA, sem ter em conta as quebras de impostos.

“O consenso é que o Model 3 expandiu o mercado endereçável da Tesla de cerca de 1 milhão de carros por ano para 4 milhões de carros por ano”, escreveu ele. “No entanto, com base no nosso trabalho de custo de propriedade, acreditamos que o Model 3 expande o mercado endereçável da Tesla para cerca de 11 milhões de veículos por ano apenas na América do Norte”.

O Camry está em um segmento diferente do Model 3, mas Munster diz que o sedan elétrico é, em última instância, mais barato se contar o preço do combustível, seguros, manutenção, reparos e tecnologia.

Esse último ponto é fundamental para o argumento do analista.

A Tesla está coletando dados de dezenas de milhares de seus veículos com o objetivo desenvolver seu sistema de Inteligência Artificial. A ideia é que um Tesla totalmente autônomo vá de Los Angeles para Nova York até o final de 2017.

A montadora também planeja lançar a Tesla Network, o que permitiria que um proprietário adicionasse temporariamente seu veículo a uma frota autônoma, para ganhar dinheiro enquanto não estivesse o utilizando.

Pode ser que demore para toda essa visão se concretizar. Mas o menor custo do Model 3, combinado com o valor dos futuros lançamentos tecnológicos da Tesla, poderia catapultar a companhia ao nível da Apple, segundo Munster.

(via Business Insider)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]