Model 3 da Tesla pode ser tão impactante quanto o iPhone, segundo analista
Por Lucas Bicudo
7 de julho de 2017 às 17:10 - Atualizado há 4 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Gene Munster, analista da Apple de longa data, disse que o lançamento do Model 3 da Tesla será tão grande quanto a introdução do iPhone. O argumento é que a montadora elétrica lembra a companhia de Steve Jobs em seus dias de ouro.
“Nos próximos 10 anos, o valor do Model 3, em combinação com sua tecnologia, tem o potencial de mudar o mundo e acelerar a adoção de veículos elétricos e autônomos”, escreveu Munster. “Nós acreditamos que eventualmente vamos olhar para o lançamento do Model 3 e compará-lo com o lançamento do iPhone, o que provou ser o catalisador da mudança para a computação móvel”.
O Model 3 é o primeiro veículo de mercado de massa da Tesla, avaliado em US$ 35 mil antes dos incentivos fiscais federais e estaduais. A companhia diz que irá entregar 30 sedãs agora no final de julho e irá aumentar a produção para 20 mil carros por mês até dezembro.
O baixo custo do modelo pode ser a entrada da Tesla para um mercado que nunca antes havia explorado. E um mercado ainda muito maior.
Munster foi um analista sênior da Piper Jaffray por 21 anos. Em dezembro, saiu para lançar o Loup Ventures, um fundo de capital de risco focado em realidade aumentada, inteligência artificial e robótica.
Não deixe de conferir: Montamos o e-book: “Conheça o Vale do Silício“, para te ajudar a entender como as coisas funcionam em um dos maiores centros de inovação do mundo.
A análise de custos do Model 3 feita pela Loup Ventures conclui que o veículo é mais acessível do que o Toyota Camry, o quarto veículo mais popular dos EUA, sem ter em conta as quebras de impostos.
“O consenso é que o Model 3 expandiu o mercado endereçável da Tesla de cerca de 1 milhão de carros por ano para 4 milhões de carros por ano”, escreveu ele. “No entanto, com base no nosso trabalho de custo de propriedade, acreditamos que o Model 3 expande o mercado endereçável da Tesla para cerca de 11 milhões de veículos por ano apenas na América do Norte”.
O Camry está em um segmento diferente do Model 3, mas Munster diz que o sedan elétrico é, em última instância, mais barato se contar o preço do combustível, seguros, manutenção, reparos e tecnologia.
Esse último ponto é fundamental para o argumento do analista.
A Tesla está coletando dados de dezenas de milhares de seus veículos com o objetivo desenvolver seu sistema de Inteligência Artificial. A ideia é que um Tesla totalmente autônomo vá de Los Angeles para Nova York até o final de 2017.
A montadora também planeja lançar a Tesla Network, o que permitiria que um proprietário adicionasse temporariamente seu veículo a uma frota autônoma, para ganhar dinheiro enquanto não estivesse o utilizando.
Pode ser que demore para toda essa visão se concretizar. Mas o menor custo do Model 3, combinado com o valor dos futuros lançamentos tecnológicos da Tesla, poderia catapultar a companhia ao nível da Apple, segundo Munster.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários