Programa do MIT permite que qualquer um ensine um robô a ensinar outros robôs

Avatar

Por Lucas Bicudo

10 de Maio de 2017 às 16:50 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O Computer Science and Artificial Intelligence Lab (CSAIL) do MIT está ensinando robôs a ensinarem outros robôs. Pesquisadores da universidade descobriram um novo sistema que permite que qualquer pessoa possa ensinar um robô a executar comportamentos simples para os padrões humanos, como abrir portas e mover coisas de lugar.

Entretanto, a grande sacada aqui é que uma vez absorvido o conhecimento, esse robô é capaz de ensinar as mesmas tarefas para outros robôs.

O programa C-LEARN combina o conhecimento prévio com instruções simples em torno de uma tarefa específica. As habilidades do robô são então transferíveis, uma para a outra, significando, na teoria, que você poderia ter um instrutor único e não especializado para educar um exército inteiro de robôs.

Esses robôs não precisam sequer ser exatamente iguais ao modelo do professor; durante a pesquisa, o modelo Optimus (que você vê no primeiro vídeo abaixo) foi capaz de transmitir ações aprendidas para o modelo Atlas (disponível no segundo vídeo).

Optimus:

Atlas:

O sistema C-LEARN está longe de ser perfeito, entretanto. Ensinar um robô a pegar uma caixa pode demorar quase meia hora. Tarefas mais complexas, como evitar colisão ainda não estão disponíveis no programa.

(via TechCrunch)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]