IoT leva a Chevron economizar US$ 300 mil por ano em manutenção e equipe

Por Tainá Freitas
10 de novembro de 2017 às 11:14 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Internet of Things – ou seja, a internet das coisas -, é a tecnologia que conecta coisas como máquinas e prédios à internet. Essa solução tem sido cada vez mais utilizada por empresas para monitorar equipamentos e obter resultados mais assertivos, em tempo real.
Esse é o caso da Chevron, uma das mais tradicionais empresas do ramo petroleiro. Com capacidade de refinar quase 2 milhões de barris de óleo por dia, a empresa dos Estados Unidos emprega mais de 50 mil pessoas no mundo. No Brasil, está presente nos blocos Ceará, Papa-Terra, Maromba e Frade.
O FPSO Frade é um navio petroleiro localizado a cerca de 120 km da costa do Rio de Janeiro. Por isso, o navio é uma unidade flutuante de difícil acesso. Havia a dificuldade de perceber quais equipamentos deveriam ser inspecionados pelos engenheiros de manutenção. Para manter a segurança, inspecionavam mais equipamentos do que o necessário.
A solução em IoT
A Chevron decidiu usar a leitura e análise de dados em tempo real para sanar esse problema. A infraestrutura PI System, um produto da OSISoft, torna possível o monitoramento de 13 mil pontos de medição do navio virtualmente, através da internet. Com a tecnologia, os engenheiros são capazes de monitorar as válvulas de emergência sem que seja necessário acessar o navio.
O engenheiro de petróleo da Chevron, Carlos Britto, afirma que a empresa hoje consegue uma manutenção baseada na real necessidade dos equipamentos. “Passamos a economizar mais de US$ 300 mil por ano em manutenção e em treinamento da equipe”, destaca.
A solução da OSISoft muda a maneira como as indústrias operam, utilizando a internet e big data ao seu favor. Essa é uma tecnologia que contribui diretamente com a Nova Economia, pois traz um avanço positivo e econômico. A Nova Economia será abordada em um curso online por Mauricio Benvenutti, autor do bestseller Incansáveis. Confira.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários