IBM e Maersk lançam empresa de blockchain em mercado de US$ 4 trilhões

Por Tainá Freitas
17 de janeiro de 2018 às 13:18 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A IBM e Maersk anunciaram que estão lançando um joint-venture (empreendimento conjunto) que utiliza a blockchain para mudar como produtos são enviados pelo mundo. A parceria entre as duas empresas gerou uma nova empresa, que ainda não possui nome. A empresa focará em simplificar processos complexos de transporte de objetos entre fronteiras.
A empresa trará para o mercado duas funcionalidades da IBM Blockchain – uma informação do frete em tempo real, visão transparente da movimentação de mercadorias e smart contracts (contratos inteligentes) para substituir os de papel.
“Mais de US$ 4 trilhões em bens são enviados cada ano, e mais de 80% dos objetos que as pessoas utilizam diariamente são trazidos pela indústria de transporte em oceano. (…) De acordo com The World Economic Forum, reduzir barreiras na cadeia de suprimentos internacional e trocas globais pode aumentar em 15% o comércio global, melhorando a economia e criando empregos”, disse a Maersk em um comunicado.
[php snippet=5]
A empresa terá sede em Nova York e deverá começar funcionar dentro de seis meses – o tempo é incerto devido à algumas regulações que devem ser feitas. Maersk e a IBM têm trabalhado na plataforma desde junho de 2016. A solução da blockchain já foi testada por empresas como DuPont, TetraPak, Dow Chemical, entre outras.
“Os testes confirmaram nossas expectativas que, na indústria, há uma demanda considerável por ganhos eficientes e oportunidades trazidas a partir da padronização do fluxo de informações”, disse Michael J. White, presidente da Maersk Line na América do Norte e será CEO da nova empresa.
“Agora nosso trabalho progrediu para o ponto que a versão beta, que envolveu todos os players do ecossistema em uma específica faixa comercial, pode ser lançada. É por isso que criamos esse joint venture – para trazer soluções para esse mercado”, comentou o presidente da Maersk Line.
Entre as empresas que estão planejando utilizar a blockchain, estão a Procter & Gamble e Agility Logistics.
As empresas também estão construindo um conselho de especialistas na indústria para auxiliarem no desenvolvimento da plataforma.
A blockchain surgiu com as criptomoedas, mas hoje é uma plataforma aberta de transações e gestão, que possui uma alta confiabilidade devido à criptografia e por trazer informações disponíveis para todos.
Hoje, ela é uma plataforma utilizada até para a elaboração de contratos. Para saber como a blockchain poderá ser utilizada em segmentos de nossas vidas, participe do evento 2018 – A Revolução da Nova Economia, no qual serão discutidas as tecnologias mais inovadoras do mercado.
(Via Venture Beat)

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários