IBM criou o menor computador do mundo – e é menor que um grão de sal

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

19 de março de 2018 às 17:54 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Apesar da criação de poderosos smartphones, tablets e notebooks, os computadores e servidores mais potentes ainda possuem um tamanho grande. A IBM criou um produto que pode mudar esse cenário: o menor computador do mundo, menor que um grão de sal – é preciso de um microscópio para vê-lo.

A empresa anunciou a novidade nesta segunda-feira (19), primeiro dia do IBM Think 2018 – evento no qual a empresa anuncia criações e lançamentos.

O computador de 1 x 1 mm custará menos que 10 centavos de dólar e, segundo a empresa, terá centenas de transistores. O computador permitirá analisar, comunicar e até lidar com dados, ainda que tenha a potência de um chip x86 de 1990 – a tecnologia avançou e muito deste então, mas nunca chegou a este tamanho.

No entanto, o menor computador do mundo funciona com blockchain – o computador será uma fonte de dados para aplicações na blockchain. O dispositivo foi criado para ajudar a rastrear produtos e detectar roubos, fraudes e corrupção. O menor computador do mundo ainda possui a capacidade de trabalhar com inteligência artificial, dependendo da quantidade de dados analisados. A blockchain e a inteligência artificial são duas das tecnologias mais promissoras em 2018 – conheça todas e como estão impactando o mundo em nosso e-book gratuito.

O menor computador do mundo representa apenas o começo para a IBM. “Nos próximos 5 anos, âncoras de criptografia – como pequenos pontos ou computadores menores que um grão de sal – estarão inclusos nos nossos objetos e devices do dia a dia”, disse Arvind Krishna, head de pesquisa da empresa.

Ainda não há a previsão do lançamento do computador, pois a IBM está testando seu primeiro protótipo. Confira como o menor computador do mundo é formado:

(Via Mashable)

[php snippet=5]