Hyperloop é a nova aposta para indústria de transporte brasileiro

Avatar

Por Elena Costa

2 de outubro de 2017 às 18:22 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Rio de Janeiro – São Paulo em 30 minutos é a proposta do trem supersônico nomeado Hyperloop. A ideia do projeto veio de Bipbop Gresta, co-fundador da Hyperloop Transportation Technologies (HTT) e Elon Musk, CEO da Tesla.

Ambos vieram ao Brasil conversar com presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, que apoia a implementação do projeto no Brasil, pois “considera fundamental para o Brasil encampar esse projeto, que pode revolucionar o transporte de cargas e também de passageiros”.

Através de um tubo de baixa pressão, uma cápsula semelhante a um trem-bala levita através de magnetismo, reduzindo a quase zero o atrito. E por meio de propulsão inicial elétrica de baixo consumo alimentado por painéis solares, o Hyperloop pode alcançar velocidade de até 1.200 km/h.

Um projeto que já conta com 8 países participando, contará com seu 9º centro de estudo e desenvolvimento aqui no país. Para incentivar as empresas, startups, indústrias e governo a participarem foi realizado no último dia 22 o Fórum de Inovação Startup Indústria, que reuniu os grandes players do com o objetivo de apresentar os primeiros cases de sucesso e promover a integração destas empresas.

O CEO da ABDI afirma ainda que o evento foi essencial, pois “o caminho para a inovação do setor produtivo brasileiro passa, necessariamente, pelas startups. E este é o foco do Fórum, promover a integração entre startups e indústrias, além de discutir os desafios e soluções diante das inúmeras perspectivas que se abrem com a indústria 4.0”.

Este novo investimento do ABDI já faz parte da nova economia. O StartSe montou um curso online de introdução à Nova Economia. A ideia é aprender a ser competitivo com quem reescreve o futuro.

(Via Estadão)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]