HSBC lançará robô consultor de investimentos

Avatar

Por Lucas Bicudo

1 de junho de 2017 às 17:01 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O HSBC anunciou nessa quinta-feira planos de lançar um serviço de consultoria de investimento online, capaz de oferecer um serviço de gestão de patrimônio mais barato para aqueles com uma quantia mais modesta de dinheiro.

Pouco detalhe foi divulgado sobre o novo serviço, mas o HSBC diz que o Conselho de Investimento Online “usará dados e algoritmos para fornecer recomendações personalizadas com base nas circunstâncias de cada indivíduo”.

É um robô oferecendo sugestões de investimento.

Os usuários irão inserir suas circunstâncias financeiras e o computador irá recomendar uma carteira que se encaixe. O produto ainda está em desenvolvimento e o HSBC diz que está conversando com o regulador da indústria financeira do Reino Unido, a Financial Conduct Authority, sobre o que pode e não pode fazer nesta área relativamente nova.

Para você entender melhor esse fenômeno, montamos o hangout gratuito “A Revolução das Fintechs”, com Júnior Borneli, fundador do StartSe, e Marcelo Maisonnave, fundador da XP Investimentos e um dos maiores investidores em fintechs do Brasil, sócio do StartSe e do Warren.

Os “robôs conselheiros” se tornaram bastante populares nos últimos anos, com startups como Scalable Capital e MoneyFarm, no Reino Unido, e a Warren, aqui no Brasil.

A tecnologia é atraente para bancos e reguladores, pois eles têm o potencial de reduzir o chamado “intervalo de conselho”. Essa modalidade de investimento geralmente é realizada cara a cara e, como resultado, é relativamente cara. Apenas os mais afortunados tendem a procurar conselhos. Isso deixa as pessoas com menor patrimônio abertas a fazerem investimentos inadequados, que normalmente não atendem às suas necessidades.

O HSBC diz que seu novo produto “abrirá oportunidades de gerenciamento de riqueza para aqueles que achavam que não era para eles, graças a um menor ponto de entrada de investimentos”.

(via Business Insider)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]