Harvard tem um plano contra o aquecimento global: bloquear o sol com giz
Por Diogo Max
7 de dezembro de 2018 às 13:55 - Atualizado há 2 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Cientistas da Universidade de Harvard vão começar no próximo ano um experimento para deter o aquecimento global. Para isso, eles querem utilizar um sistema de engenharia para bloquear o sol e, com isso, estudar como é possível diminuir a temperatura da Terra.
Essa será a primeira tentativa de usar a geoengenharia para deter os efeitos do aquecimento global, cujas consequências, segundo a ONU, estão se desenvolvendo de maneira mais rápida, extensa e pior do que o previsto.
O projeto dos cientistas de Harvard é lançar, em meados de 2019, uma espécie de balão dirigível no Sudoeste dos Estados Unidos. O dispositivo vai ficar a 20 km da estratosfera (a camada que se estende de 10 a 50 km acima da superfície da Terra) e liberará pequenas partículas de carbonato de cálcio (pó de giz, uma substância inofensiva, segundo os cientistas) para bloquear parcialmente a incidência do sol sobre a Terra.
A ideia deles é estudar como esse cobertor de partículas pode ajudar a resfriar o planeta. A base para esse experimento, que conta com um orçamento de 3 milhões de dólares (parte do dinheiro veio diretamente de Bill Gates, o cofundador da Microsoft), está nos efeitos de grandes erupções vulcânicas sobre a Terra, que, ao liberarem dióxido de enxofre na atmosfera, acabam resfriando o ambiente.
Isso aconteceu quando um vulcão entrou em erupção nas Filipinas, em 1991. Ao injetar cerca de 20 milhões de toneladas de dióxido de enxofre na estratosfera, a erupção criou uma neblina de partículas de sulfato que resfriou o planeta em cerca de 0,5ºC.
Controvérsias
O projeto gera controvérsia na comunidade científica, pois as consequências de bloquear parcialmente a luz solar ainda são desconhecidas.
As dúvidas residem sobre uma possível mudança no regime de chuvas e seus efeitos na agricultura global. O experimento que os cientistas de Harvard pretendem fazer é justamente para prever essas consequências no mundo real.
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários