Google usa Inteligência Artificial para fazer curadoria de imagens

Avatar

Por Lucas Bicudo

27 de dezembro de 2017 às 13:57 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Google treinou um sistema de Inteligência de Artificial para entender quando uma fotografia é atraente para um humano ou não. Batizado “NIMA: Neural Image Assessment”, o projeto classifica as fotos em uma escala de 10 pontos. Cada ponto é dado com base na estética e na indicação da probabilidade de uma pessoa gostar daquela a foto.

Aí entra na jogada o machine learning: primeiro o Google fez o bot adivinhar se as imagens possuíam alguns elementos; depois treinou o computador para avaliar a qualidade da imagem. O sistema prevê a evolução do processo por si próprio – quanto mais for usado, mais o bot aprende e melhora o acerto do que nós gostamos ou não.

É o casamento ideal para seleção e edição de imagens profissionais e melhorará muito o fluxo de trabalho. O Google acredita até que sua tecnologia poderá um dia se tornar uma curadora, o que ajudaria fotógrafos na hora de se organizar com grande quantidade de material.

Antes de ir embora, confira: você está preparado para a Nova Economia? Reunimos as mentes mais brilhantes do Brasil para debater os pontos fundamentais que vão impactar seus negócios e sua carreira em 2018. O que fazer para embarcar nessa onda de mudanças? Como identificar oportunidades diruptivas? Quais são de fato as tecnologias que vão habilitar e acelerar essas mudanças? Quais as competências necessárias hoje para ser um profissional do futuro?

(via Google Research)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]