Google lança, em São Paulo, sua primeira região de Cloud na América Latina
Por Lucas Bicudo
20 de setembro de 2017 às 18:33 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Nesta terça-feira (19), o Google inaugurou, em São Paulo, a primeira região de Cloud na América Latina. Agora, as empresas de todo o continente poderão armazenar e processar dados no Brasil, além de comprar direto de uma entidade local em reais. A instalação da nova região aumenta a velocidade, desempenho e flexibilidade da plataforma, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina.
“Nós temos o compromisso de tornar nossos produtos acessíveis para mais e mais empresas brasileiras. Ao oferecer a possibilidade de pagamentos reais, nós reduzimos a necessidade dos clientes de ter uma infraestrutura para cuidar dos pagamentos e dos impostos, reduzindo a burocracia, e permitindo que as empresas foquem naquilo que importa: continuar inovando e crescendo”, diz Fabio Andreotti, diretor de GCP do Google Brasil.
A tecnologia da nuvem – um dos pilares fundamentais para a transformação digital – permite que empresas e indústrias de todos os tamanhos possam desenvolver seus negócios de forma mais eficiente, rápida e escalável.
Testes de performance demonstraram de 80% a 95% em redução de latência para clientes no Chile, Argentina e Brasil, quando comparado com qualquer região de Google Cloud Platform (GCP) dos Estados Unidos.
“Com a chegada da região do Google Cloud Platform no Brasil, a Dotz vê a possibilidade de potencializar todos seus negócios. Estamos empolgados com as novas possibilidades que poderemos aproveitar com a abertura da nova região, alavancando o uso atual das ferramentas que estamos trabalhando no GCP”, celebra Cristiano Hyppolito, CTO da Dotz.
Com a inauguração da região de São Paulo, Google Cloud Platform integra 12 regiões, 36 zonas, mais de 100 pontos de presença e uma rede global com 100 mil quilômetros de cabos de fibra óptica.
“Estamos entusiasmados que o GCP logo oferecerá uma região em São Paulo. Contabilizei tem sido um cliente desde o 2013, e o nosso rápido crescimento foi possível graças às ferramentas do GCP. Nós acreditamos que este lançamento melhorará o desempenho dos nossos serviços, e contribuirá ao crescimento da comunidade latino-americana de usuários do Google Cloud Platform. O lançamento da região GCP em São Paulo continuará a nos apoiar para que Contabilizei continue a prestar serviços 90% mais baratos do que os contadores tradicionais”, também dá seu depoimento Fabio Bacarin, CTO da Contabilizei
Não deixe de conferir: o StartSe montou um curso online de introdução à Nova Economia. A ideia é aprender a ser competitivo com quem reescreve o futuro a partir do Vale do Silício.
Com isso, o Brasil se torna oficialmente uma das oito regiões de Cloud anunciadas pelo Google. Os clientes brasileiros precisarão atualizar suas contas, informando o método de pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou boleto.
“A maioria dos nossos clientes e parceiros estão no Brasil. O lançamento da região do Google Cloud Platform em São Paulo irá diminuir a latência de seus produtos, e com isso, derrubar a última barreira para podermos utilizar massivamente o Google Cloud nos serviços que fazem interface com nossos clientes”, finaliza Flavio Tooru, Gerente de TI da Movile.
Esta é uma continuação dos esforços para a expansão global do Google Cloud Platform, uma resposta às demandas dos clientes e parceiros em relação aos requisitos regionais de localização de dados, que dará ganho em latência, desempenho e confiabilidade, sendo um avanço para a competitividade do mercado de tecnologias em nuvem no Brasil.
O Google tem uma série de critérios para decidir onde serão construídas regiões de cloud para seus serviços globais, incluindo demanda de mercado e feedbacks recebidos de clientes de todo mundo. Para os serviços em nuvem, o Google tem um processo rigoroso para avaliar a oportunidade de mercado de cada região em potencial e iniciar o desenvolvimento de acordo com a necessidade.
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários