Google e Levi’s lançam jaqueta que mostra mensagens e navega no Google Maps

Parceria com a Levi’s, a peça traz a tag Jacquard, que une a jaqueta ao celular e possibilita a execução das tarefas por gestos

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

26 de setembro de 2017 às 18:11 - Atualizado há 2 anos

Nesta segunda-feira, dia 25/09, o Google e a Levi’s, famosa marca de jeans, anunciaram o lançamento da jaqueta Levi’s® Commuter™ Trucke – uma jaqueta com o dispositivo Jacquard do Google integrado, para que o público, principalmente ciclistas, tenham tudo o que precisam literalmente à mão. A ideia, apresentada em 2016, é que consumidores deixem de usar os celulares para atividades básicas como ajustar o volume da música e navegar pelo Google Maps, e usem a jaqueta.

Anunciada pela ATAP, grupo de projetos e tecnologia avançada do Google, a jaqueta começará a ser vendida nessa quarta-feira, dia 27, por US$350. Parte da coleção Commuter da Levi’s, é feita para que ciclistas pedalem com mais segurança ao realizarem as tarefas básicas sem precisar tirar o celular do bolso, mantendo assim a atenção no próprio trajeto.

Através do Jacquard, dispositivo acoplado à manga da jaqueta, os usuários podem acessar aplicativos nativos do Google (como o Google Play Music e Google Maps) e de terceiros (como o Spotify e Strava). Gesticulando os dedos para cima no sensor da manga, a música aumenta. Quando o contrário é realizado, a música abaixa. Os gestos conferem uma praticidade ainda maior do que com o uso smart watches ou celulares. A jaqueta acompanha um aplicativo para celular que conecta a roupa inteligente e é nele que os consumidores poderão controlar quais aplicativos interagem com a peça de roupa. A experiência é personalizável: o usuário escolhe os gestos desejados e qual o seu uso – é possível também a leitura de mensagens, envio de ligações à caixa postal, leitura dos compromissos do dia, entre outros. Apesar de ser um produto do Google, o sistema, além do Android, também é compatível com o iOS.

Apesar de ser cheia de tecnologia, a jaqueta é lavável e o Jacquard tag é recarregado por USB. O dispositivo pode ser retirado da manga e, na ausência deste, a jaqueta torna-se comum. A tag possui LED e sensores táteis no tecido da manga, para perceber desde o deslizar dos dedos aos movimentos de subir e descer. Os recursos também são utilizados para chamar a atenção do usuário para qualquer novidade – uma ligação, mudança no caminho, entre outros.

A jaqueta é um teste das duas empresas, pois o único produto semelhante de vestuário até agora será lançado no dia 29 de setembro – é a jaqueta Jersey de parceria da Nike e NBA, que também se conecta ao celular do usuário e traz conteúdo exclusivo da marca de basquete. Até então, não há como ter certeza se o público usará essa novidade ou se é, de fato, confortável (pois o próprio dispositivo gera uma rigidez no tecido da peça). As empresas Google e Levi’s estão abertas a quaisquer melhorias. Caso seja um sucesso, o Google pretende trazer o Jacquard a ternos, camisas e roupas esportivas.

Todos os dias empresas se reinventam para inovar, atender demandas do público e permanecerem competitivas no mercado. Contribuir com a inovação e tecnologia, tal qual a Google e a Levi’s fazem no momento, é participar da Nova Economia, discutida em um curso dinâmico por Maurício Benvenutti, autor do bestseller Incansáveis.

(Via Techcrunch)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]