Assustador? Google Clip, câmera com I.A que grava o tempo todo, é lançada

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

27 de fevereiro de 2018 às 15:55 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Quando o Google anunciou o celular Pixel 2, também divulgou um dispositivo diferente de todos que já vimos até então: uma “smart camera”. A Google Clip é uma câmera que utiliza a inteligência artificial e machine learning para tirar fotos e vídeos de 7 segundos de momentos espontâneos que antes seriam perdidos, justamente pela natureza não planejada.

O conceito da Google Clip é interessante para pais que não querem perder nenhum momento de seus bebês, como a primeira vez que começaram a andar, por exemplo. A câmera, que esteve em pré-venda e foi esgotada na Google Store há um mês atrás, agora foi oficialmente lançada na Verizon, Best Buy, B&H Photo e retornou ao estoque da Google Store. A câmera é vendida por US$ 249 e não há previsão de lançamento no Brasil.

A câmera foi idealizada para ser estrategicamente posicionada em lugares interessantes da casa, por exemplo, e ficar ligada. A câmera começa a gravar clipes quando percebe movimento inclusive de animais de estimação. A inteligência artificial garante que a câmera fica mais assertiva de acordo com o uso – com o tempo, a câmera entenderá quais são as pessoas que estão sempre com o usuário e começará a gravar ainda mais clipes delas. O vínculo com a conta do Google Fotos no aplicativo da câmera torna esse processo mais rápido.

A câmera não capta sons e é discreta – por isso, para que as pessoas saibam que estão sendo gravadas, o design é de fato similar ao de uma pequena câmera comum. A intenção do Google é que os usuários se preocupem mais em participar do momento, permanecendo presente e deixando que a câmera grave os momentos importantes, sem a necessidade de buscar um celular ou uma câmera.

A inteligência artificial garante que o dispositivo escolha quais os momentos que parecem mais interessantes, mas é possível que o usuário aperte um botão para que momentos específicos sejam gravados. A câmera não tem nenhum visor e é possível visualizar os clipes gravados e o que a câmera está vendo através do aplicativo da Google Clip, já disponível para Android e iOS.

A câmera grava pequenos vídeos que podem ser utilizados como GIFS, mas também pelo aplicativo é possível escolher o frame exato desejado e salvá-lo como uma foto. A edição no aplicativo também permite que frames sejam cortados do clipe.

O fato de ter uma câmera ligada gravando clipes esporadicamente sem controle humano em ambiente doméstico é m pouco assustadora. Então, para manter a privacidade – afinal, é uma câmera do Google ligada e gravando o tempo todo -, as fotos e clips ficam armazenados na própria câmera (com memória de 16 GB) até que sejam transferidas pelo próprio usuário. Os vídeos gravados possuem a resolução de 1080p e a câmera não grava áudio.

A câmera possui um design branco e turquesa e vem com um case com, adivinhe, um clip para prendê-la em lugares. No entanto, por não ser uma câmera de ação, não é recomendado que o usuário a prenda em lugares móveis ou capacetes, como possível em um GoPro. A intenção é que o dono da câmera realmente participe dos momentos, sem precisar de uma câmera ou smartphone para isso – e gravando cada detalhe espontaneamente.

A bateria da câmera dura três horas em processo de captura e a conexão da internet só é necessária para que o usuário transfira as fotos para o celular. Além de apenas um botão, a smart camera possui uma entrada USB-C.

A Google Clip traz um conceito de câmera nunca visto antes no mercado, mesmo entre às diversas opções e funções existentes. Se esse é um conceito que veio para ficar, ainda é cedo para saber – mas a câmera é, sem dúvidas, uma novidade que deve ser observada. Para conhecer outras novidades que estão surgindo hoje no Vale do Silício – lugar onde foi criado o Google e permanece até hoje -, participe da Silicon Valley Conference que acontecerá em São Paulo.

Confira o vídeo de apresentação da câmera:

https://youtu.be/JXh1yyvXpwo

(Via TechCrunch)

[php snippet=5]