Google anuncia ARCore para tornar realidade aumentada compatível com Android

O Google quer 100 milhões de Android compatíveis com a tecnologia nos próximos meses

Avatar

Por Lucas Bicudo

6 de setembro de 2017 às 13:49 - Atualizado há 2 anos

Google

No início desta semana, o Google anunciou o ARCore, uma solução de software para tornar dispositivos Android mais compatíveis com realidade aumentada, sem a necessidade de sensores de profundidade e câmeras extras.

Clay Bavor, VP de Realidade Virtual e Aumentada da companhia, diz que o movimento é em direção a uma visão de um futuro onde AR é democratizada e disponível para milhões de pessoas em todo o mundo. Especificamente, o Google quer 100 milhões de Android compatíveis com a tecnologia nos próximos meses.

Veja também: Temos o e-book “Como inovar em corporações com startups“, que pode ser baixado gratuitamente através do link e te ajudará a se situar sobre o que está rolando de mais quente no ecossistema.

“Eu gosto de chamar isso de computação imersiva, para evitar algum debate sobre o jargão e as siglas – VR, AR, MR. Integrar a imagem gerada por computador de forma transparente nas experiências é sobre o que se trata. Nosso objetivo é transformar a tecnologia em mainstream para desenvolvedores e consumidores do Android. Nós sempre soubemos que temos que trabalhar em escala, por isso estamos investindo em soluções exclusivas de software, como a ARCore, com base em toda a tecnologia Tango, sem os sensores adicionais. Nós sentimos que a tecnologia está pronta e descobrimos alguns dos principais casos de uso de AR sobre os quais estamos realmente entusiasmados.

Outro exemplo, especialmente relevante para desenvolvedores que criam aplicativos em Java, é que queremos tornar mais fácil do que nunca para as pessoas trabalharem com modelos 3D. So Blocks é um aplicativo que construímos com a intenção de permitir que pessoas que nunca fizeram um modelo 3D em sua vida se sintam confortáveis ​​criando recursos 3D. Nós até tornamos fácil exportar diretamente dos Blocks e puxar para os aplicativos ARCore que você está desenvolvendo.

Nós também estamos trabalhando em navegadores experimentais que combinam toda a funcionalidade ARCore em um navegador web. Com apenas um pouco de Java, alguns HTML e alguns recursos, você pode criar uma experiência AR. ARCore incorpora partes de si mesmo nos navegadores experimentais. O Google nasceu na web e queremos habilitar mais desenvolvedores para criar AR. E, notavelmente, o navegador experimental terá uma versão para o ARCore que usa o Android e uma versão no iOS que usa o ARKit. Um desenvolvedor pode construir uma página da Web com uma biblioteca de Javascript e ter uma experiência de AR de plataforma cruzada”, comenta.

(via VentureBeat)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]