Ford lança vending machine de carros na China em conjunto com Alibaba

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

26 de março de 2018 às 10:49 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Vending machines – máquinas automáticas de vendas – são famosas pela praticidade. Atualmente, é possível encontrá-las vendendo doces, salgados, lanches e até mesmo flores. Mas a Ford e a Alibaba, varejista chinesa (e uma das maiores do mundo), estão levando essa praticidade para outro nível, criando uma vending machine para carros.

A vending machine é gerida através do aplicativo da Tmail (loja do Alibaba) e está disponível para cidadãos da cidade de Guangzhou, no sudeste da China. É possível comprar carros pelo aplicativo ou pedir um test drive. A vending machine é chamada de “Super Test Drive Center” e traz dezenas de veículos da Ford.

A nova loja traz um conceito de pronta-entrega para carros, no qual os compradores escolhem o modelo no aplicativo ou o selecionam para um test drive de três dias. O fato de ser gerida por um aplicativo garante que o Alibaba possa oferecer descontos e trazer ofertas semelhantes aos interesses do comprador.

Os carros ficam posicionados verticalmente, o que diminui o espaço utilizado e as chances de roubos, por exemplo. A mudança é resultado de uma mudança no formato de compra cada vez mais visível: os compradores pesquisam na internet e vão às lojas apenas para ver o produto ao vivo e testá-lo. A Tesla trouxe um movimento semelhante ao pular as concessionárias e possuir apenas showrooms para demonstração dos modelos.

A novidade surge no segundo maior mercado do mundo e berço de algumas das maiores inovações dos últimos anos: a China. Conheça o ecossistema empreendedor chinês no nosso e-book gratuito.

[php snippet=5]