Ford abandona projeto de anos para focar energias em bater a Tesla

Por Da Redação
17 de maio de 2017 às 12:10 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Na virada do século, quase ninguém apostava nos carros elétricos. A grande aposta residia nos carros movidos à hidrogênio, que apostava-se, seria o combustível do futuro. Até surgir a Tesla e transformar o carro elétrico em uma coisa bastante desejável nos últimos anos.
Empresas japonesas, como Toyota e Honda, ainda estão apostando no hidrogênio como combustível. A Ford, que em 2013 iniciou uma aliança com a Mercedes-Benz e Nissan para desenvolver hidrogênio, está pulando fora. Esperava-se um carro de hidrogênio para este ano, mas isto não acontecerá.
“Muito mudou desde 2013”, afirma Raj Nair, ao Business Insider, CTO da montadora. Ele destaca que o desenvolvimento da tecnologia é volátil: às vezes parece que está indo rápido, às vezes parece que está indo muito devagar. A Ford trabalhava desde 2005 na tecnologia, mas agora parece ter quase desistido.
Carros movidos a hidrogênio possuem um motor elétrico que é alimentado pelo combustível, guardado em um tanque e fundido com oxigênio. É bem parecido com um carro que usa gasolina: eles oferecem tempos menores de abastecimento e longas horas para dirigir depois disso. Um carro elétrico costuma demorar horas para carregar e tem autonomia relativamente baixa.
Mas os carros elétricos possuem uma vantagem contra os carros de hidrogênio: é muito mais fácil montar a estrutura. Uma tomada simples pode carregar seu carro elétrico durante a noite, e já existe uma grande estrutura de recarga rápida para carros elétricos em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Europa.
Já montar a estrutura do hidrogênio seria muito caro e demorado. Atualmente, são 35 postos de hidrogênio em todo o Estados Unidos. E 33 deles estão localizados na Califórnia. Para que o carro de hidrogênio seja viável, Toyota e Honda estão patrocinando uma possível expansão desses postos para o nordeste americano. “Com carros elétricos você sempre se pergunta, a infraestrutura estará lá?”, diz Nair.
Para efeito de comparação, existem 15.960 estações de recarga para carros elétricos. Muitas delas são as estações de quickcharge da Tesla, que carregam o carro muito mais rápido que uma tomada comum. O mercado tem grande expectativa a respeito do que a Tesla é capaz de fazer nos próximos anos, a ponto de valer mais que a própria Ford, embora produza uma fração dos carros. A Tesla é a representação da cultura do Vale do Silício no mercado de automóveis.
Há, porém, uma aplicação para o hidrogênio: como ele produz uma autonomia maior e é mais leve que baterias, caminhões de carga deverão adotar essa tecnologia ao invés de se tornarem 100% elétricos. Vamos acompanhar.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários