Facebook, WhatsApp e Instagram podem ser bloqueados no país!
Por Lucas Bicudo
28 de julho de 2016 às 13:53 - Atualizado há 5 anos
100% online e gratuito
De 23 a 25 de Fevereiro, das 17hs às 20hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Como represália pelo descumprimento de uma decisão judicial, que obrigava o Facebook a quebrar o sigilo de mensagens trocadas pelo WhatsApp para investigação criminal, a Justiça do Amazonas congelou R$ 38 milhões das contas da empresa e seus serviços podem ser bloqueados no país. Isso incluiria a própria rede social, o aplicativo de mensagens e o Instagram.
Segundo nota do Ministério Público Federal do Amazonas, o valor congelado corresponde à soma de multas individuais de R$ 1 milhão estipulada para cada dia de descumprimento da decisão judicial.
A sede do Facebook no Brasil alega que os conteúdos solicitados pela justiça são de responsabilidade dos operadores na Irlanda e nos Estados Unidos e por isso, para cumprir a decisão judicial, seria preciso uma cooperação internacional.
O MPF no Amazonas, por sua vez, afirmou que a decisão judicial é uma medida prevista no Marco Civil da Internet. Segundo essa lei, é possível aplicar a legislação brasileira mesmo quando a empresa esteja sediada em outro país.
“Ao conferir proteção absoluta à intimidade, a empresa ultrapassa o limite do razoável, criando um ambiente propício para a comunicação entre criminosos, favorecendo aqueles que cometem crimes graves, como terrorismo, sequestro, tráfico de drogas etc”, destaca Alexandre Jabur, procurador da República e autor do pedido, em nota.
A investigação criminal e o processo pelo qual foi estabelecida a multa tramitam sob segredo.
100% online e gratuito
De 23 a 25 de Fevereiro, das 17hs às 20hs

Comentários