Facebook revela que foi hackeado e 50 milhões de usuários foram afetados
Por Isabella Câmara
28 de setembro de 2018 às 17:06 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Facebook acaba de anunciar que, nesta sexta-feira (28), um hacker conseguiu acesso a quase 50 milhões de contas de usuários da própria rede social. A notícia do ataque – um dos mais significativos da história da empresa – fez com que as ações da empresa caíssem cerca de 3%, somando-se à pilha de problemas que a rede social está enfrentando, diz o Business Insider.
Após o anúncio do ataque, que explorou uma fraqueza nos sistemas da rede social, o CEO do Facebook realizou uma teleconferência para explicar o que aconteceu – na conversa, inclusive, ele ressaltou a gravidade da situação. “Ainda não sabemos se essas contas foram mal utilizadas, mas continuamos analisando”, disse Mark Zuckerberg.
A empresa, que descobriu a invasão na terça-feira (25), informou que a falha estava relacionada ao recurso “Visualizar como”, que permite que as pessoas vejam como é o perfil dela por meio dos olhos de outro usuário. “Isso permitiu que os invasores roubassem os tokens de acesso do Facebook, que foram usados para assumir a conta de outro usuário”, disse o vice-presidente de Gerenciamento de Produtos, Guy Rosen.
“Os tokens de acesso são o equivalente a chaves digitais, que mantêm as pessoas conectadas ao Facebook para que elas não precisem digitar sua senha sempre que usarem o aplicativo”, explica. Apesar da desconfiança, a rede social diz que ainda não está claro quem está por trás do ataque.
Durante a teleconferência, Rosen afirmou que também não há evidências de que as mensagens privadas dos usuários tenham sido comprometidas, mas alertou que isso pode ser constatado à medida que a análise dos dados continua. O vice-presidente informou, inclusive, que não está claro em que bases as pessoas foram alvos, ou o motivo disso tudo.
A notícia de que a rede social tinha sido hackeada foi revelada um dia depois que um famoso hacker de Taiwan declarou planos de excluir a conta de Zuckerberg do Facebook e transmitir a ação ao vivo.. Apesar da coincidência, os representantes do Facebook disseram na teleconferência que não acreditavam que o ataque estivesse relacionado ao taiwanês.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários