Facebook “quebra” Tinder sem querer após mudança em permissões de API

Por Tainá Freitas
5 de abril de 2018 às 10:38 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O Facebook está passando pela maior crise de sua história: a utilização de dados de usuários para fins políticos pela empresa de consultoria Cambridge Analytics. A rede social estima que dados de 87 milhões de usuários foram compartilhados com a empresa.
O Facebook têm se desdobrado para se recuperar do escândalo – e a última medida tomada pela rede social criada por Mark Zuckerberg foi de restringir o uso de dados por APIs. Sem querer, o Facebook acabou “quebrando” o Tinder, criando outro problema.
As APIs são as aplicações que permitem usar o login e dados do Facebook para criar perfis em outros aplicativos, como o Tinder. Para criar uma conta no aplicativo de relacionamento, é necessário ter um perfil no Facebook, como uma maneira de garantir a autenticidade.
O problema começou quando usuários do Tinder notaram que foram deslogados do aplicativo e não conseguiam mais realizar o login. Os usuários que entravam a partir do Facebook também não estão conseguindo fazê-lo, recebendo uma mensagem informando que as permissões do Facebook mudaram – o motivo pelo qual o problema está acontecendo. Os usuários são convidados a dar permissão para que o Tinder utilize os dados, mas são redirecionados para a tela de login novamente, presos em um looping.
“Um problema técnico não está permitindo que usuários façam login no Tinder. Nos desculpamos pelo inconveniente e estamos trabalhando para que todo mundo possa estar ‘deslizando’ novamente em breve”, esclareceu o Tinder em um tweet, com uma referência ao mecanismo de combinação entre pessoas utilizado no aplicativo.
O próprio Facebook assume a culpa nos problemas técnicos do Tinder – “Isso faz parte das mudanças que anunciamos hoje, e estamos trabalhando com o Tinder para resolvê-lo”, disse a rede social ao The Verge. Ainda não há previsão de quando o problema será resolvido.
O acontecido nos mostra como o Facebook tem um dos maiores poderes no planeta: ele pode, de certa forma, impactar e prejudicar milhares de empresas ao redor do mundo. A rede social é um dos principais ativos da Nova Economia, pois tornou-se, junto ao Google, uma das principais plataformas de publicidades de empresas e marcas e uma poderossíssima empresa de dados. Agora, a empresa está enfrentando uma maré de desconfiança – vários famosos boicotaram a rede social -, e está buscando se recuperar. Conheça a Nova Economia e as mudanças que estão surgindo em nosso e-book gratuito.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários