Facebook proibiu anúncios sobre criptomoedas, ICOs e opções binárias

Por Tainá Freitas
31 de janeiro de 2018 às 11:36 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Nesta terça-feira, o Product Management Director do Facebook, Rob Leathern, anunciou que a rede social criou uma nova política para propagandas. Agora, as empresas não poderão criar anúncios sobre produtos e serviços financeiros que estão “frequentemente associados a práticas promocionais enganosas, como opções binárias, criptomoedas e oferta inicial de moedas”.
A justificativa de Leathern é que a rede social deseja que os usuários “continuem a descobrir e aprender sobre novos produtos e serviços a partir dos anúncios, sem medo de esquemas enganosos ou decepções”. “Isso dito, há muitas empresas que estão anunciando opções binárias, ICOs e criptomoedas que não estão operando de boa fé”, escreveu. Com a popularização do Bitcoin e a falta de regulação das criptomoedas, elas têm sido um alvo de enganação para muitas pessoas.
O Diretor de Product Management do Facebook ainda confessa que a rede social poderá não captar todos os anúncios que ofendem a nova política, e por isso encoraja aos usuários a reportar esse tipo de conteúdo.
Na declaração, foram citados exemplos de anúncios problemáticos: “Clique aqui para saber mais sobre a nossa criptomoeda sem riscos que permite pagamentos instantâneos para qualquer pessoa do mundo”; “Use o seu fundo de aposentadoria para comprar Bitcoin!” e “NOVA ICO! Compre tokens com 15% de desconto AGORA!”.
Segundo o Financial Times, um porta-voz do Facebook disse que o motivo da proibição foram as reclamações dos usuários. Há menos de um mês atrás, o CEO do Facebook Mark Zuckerberg, afirmou que iria estudar “os aspectos negativos e positivos” das criptomoedas.
Recentemente, o Facebook inclusive adquiriu uma startup para verificar a identidade dos anunciantes na rede social. O motivo da compra foi a preocupação da divulgação de fake news; com a proibição dos anúncios duvidosos sobre serviços financeiros já polêmicos, a preocupação da empresa é, novamente, se seus usuários estão sendo enganados.
O Facebook é uma empresa originada no Vale do Silício – o maior pólo de inovações do mundo -, que revolucionou a rede social. Hoje, a empresa já é dona de outras redes sociais como Instagram e WhatsApp, e possui uma grande influência na internet e na vida dos usuários. Para saber mais sobre as novidades trazidas pelo Vale do Silício, participe da Silicon Valley Conference.
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários