Facebook desbanca Globo e tem direitos para Champions League no Brasil

Empresa de Mark Zuckerberg está aumentando os esforços para se tornar uma mídia mais completa, com esportes ao vivo

Avatar

Por Da Redação

27 de junho de 2018 às 10:17 - Atualizado há 2 anos

Disrupção! A Globo foi desbancada pelo Facebook na disputa pelos direitos de transmissão dos jogos da Champions League por três anos a partir da temporada 2018/2019. Assim, a empresa de Mark Zuckerberg fica com os direitos de TV aberta, enquanto a Turner (dona do Esporte Interativo) manteve os direitos de TV fechada.

A Globo nem entrou na licitação, nem para a TV aberta, nem para a TV fechada com o Sportv (que, supostamente, faria uma oferta em conjunto com a ESPN). O UOL reporta que as negociações não estão concluídas, mas que os vencedores já estão definidos – falta acertar a divisão de jogos.

O resultado surpreende por ver a Globo desinteressada na competição, mesmo com a crescente audiência, ao passo que o Facebook vai avançando para se tornar uma mídia mais completa, disruptando a TV ao vivo (um interesse de longa data da companhia). A companhia já tinha chegado a disputar com a Globo pelos direitos de transmissão de TV aberta da Libertadores, mas acabou pegando o pacote dos jogos de quinta-feira.

O Facebook também já obteve direitos para outras competições ao redor do mundo, como a NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. A empresa faz isso para se tornar o maior hub de conteúdo online ao vivo do mundo.

No Brasil, Atlético Paranaense e Coritiba se tornaram pioneiros ao transmitir um jogo, válido pelo Campeonato Paranaense, pela plataforma. Na época, pessoas ligadas à Federação Paranaense de futebol fizeram de tudo para barrar a transmissão.

Caso valide as suas teses, deveremos ver um Facebook cada vez mais agressivo em comprar direitos e transmitir estes eventos – afinal, o potencial de audiência e de receitas publicitárias com esportes é gigantesco. E quem é melhor que o Facebook e o YouTube para atingir bilhões de pessoas? Quem sabe a próxima Copa do Mundo será transmitida completamente na plataforma digital?

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store