Estudo mostra o óbvio: você vai vender seu carro para só usar Uber e 99

Por Da Redação
4 de setembro de 2017 às 14:12 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Diga adeus ao seu carro: você, eventualmente, não sentirá mais necessidade de usá-lo no dia-a-dia. E a razão da venda? Você vai passar a usar apenas serviços de transporte por aplicativo, como Uber e 99.
Um estudo de três universidades americanas (University of Michigan, Texas A&M e Columbia University) em Austin, no Texas, mostrou que muitos usuários perceberam que o carro não é mais necessário por conta dos aplicativos. E olha que o carro nos Estados Unidos é infinitamente mais barato e o Uber é mais caro, o que faz a troca ser ainda mais proveitosa aqui no Brasil.
Austin foi escolhida por ser a cidade que tinha Uber e Lyft desde 2014, mas proibiu o funcionamento de ambos em maio de 2016 – voltando em maio deste ano, depois de um ano. Ou seja, não tinha, tinha, não tinha e agora tem novamente. Um ambiente ideal para fazer esse tipo de pesquisa com as pessoas.
1.200 pessoas da cidade responderam a pesquisa, que basicamente perguntou o que eles fizeram depois que os aplicativos foram proibidos. 50% voltaram a usar o carro próprio depois disso, sendo que 9% das pessoas tiveram que recomprar carros. 42% das pessoas foram atrás de outros aplicativos de mobilidade, menores. Só 3% começaram a usar o transporte público da cidade.
A pesquisa mostra que o uso dos carros é fortemente limitado quando existem aplicativos de mobilidade, diminuindo a necessidade da propriedade do carro. Uma grande fração das pessoas já tinham carros, mas estava os subutilizando. E tudo isso antes dos carros autônomos, que deverão jogar o preço para baixo dos carros e dizimar a necessidade de ter um automóvel próprio.
Receba gratuitamente nosso E-book sobre “A Nova Economia”
Uma coisa boa da ausência do carro na vida das pessoas, é que as pessoas são encorajadas a fazer menos percursos – o que colabora para diminuir a quantidade de carros na rua, menor poluição e menos trânsito nas grandes cidades. Um problema da pesquisa é que Austin tem um transporte público ruim, então essa substituição faz mais sentido por lá do que em cidades como Nova York.
As montadoras já estão se preparando para mudanças: a GM já está testando um serviço chamado Maven que permite que várias usem serviços de compartilhamento de carro em cidades grandes, como Nova York ou São Francisco. A empresa já destacou que não tem mais interesse em só vender carros e quer deixar de ser uma montadora para se tornar uma “empresa de mobilidade”.
Essas mudanças são parte do futuro, desenhado principalmente por empresas inovadoras do Vale do Silício, como o Uber e a Tesla. O Vale está desenhando o futuro do mundo: entenda através deste e-book gratuito aqui.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários