Estaria o Google desenvolvendo um novo sistema operacional?

Avatar

Por Lucas Bicudo

15 de agosto de 2016 às 12:08 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Google está trabalhando em um novo sistema operacional. Mas pera aí, não é um Android novo. Pois é, a gigante agora redireciona seus esforços para a construção de um sistema completamente diferente, que não use a Kernel do Linux como faz o Android.

Burburinhos surgiram no GitHub, que deu nome ao sistema de Fuchsia. O projeto não estaria ligado nem ao Android, nem ao Chrome OS. Não há sequer ainda um anúncio oficial do Google e parece ser um projeto open source em estágio inicial.

Mas a pergunta que não quer calar: para que e por que serve esse novo sistema operacional? Nós ainda não sabemos, mas já existe uma bocada de especulações. O blog de tecnologia Android Police acredita que o desenvolvimento do Fuchsia está completamente ligado a IoT – a Internet das Coisas – um mercado de US$ 7 trilhões. O Linux, no qual o Android é baseado, peca na hora de integrarem plataformas que não sejam tradicionais de mobile e computadores.

Com o crescimento da tecnologia, faria sentido que o Google estivesse se movimentando para ser um dos primeiros a dominarem o mercado IoT, assim como fez com o Android lá atrás nos aparelhos móveis. No documento divulgado, além de se aprofundar na nova plataforma, Fucshia seria completamente compatível com mobile, desktop e realidade aumentada.

Também é possível que o desenvolvimento do novo sistema operacional seja proveniente da junção entre Android e Chrome. A verdade é que ele também pode não ser nada além de um projeto interessante de funcionários do Google, que nunca irá sair para o mercado geral.

Mas estamos aqui para dizer que isso também pode ser uma primeira sementinha sendo plantada para o futuro do Google: unificar todos seus sistemas operacionais existentes e leva-los a uma nova geração de tecnologia integrada.

Sendo um ou outro, o que sabemos é que vale dar uma espiada e manter esse tema por perto.

(via Business Insider)

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!